Encontro de pipas no Mirante Santo Antônio foi neste fim de semana

Atividade integra programação da Consciência Negra promovida pela Prefeitura durante todo o mês de novembro

 

Nesse domingo, 17 de novembro, a Secretaria de Participação e Inclusão Social (SPAIS) da Prefeitura de Ribeirão Pires realizou encontro de pipas no Mirante Santo Antônio, um dos principais pontos turísticos da cidade. Moradores de diferentes idades e visitantes prestigiaram o evento, que integra a programação da Consciência Negra no município.

 

José Carlos Quinelato, 67 anos, morador da Vila Gomes, chegou cedinho com os netos, Miguel, de 7 anos, e Fernando, de 12, para prestigiar a atividade. “Sobre do encontro pela Internet. A gente sempre procura um lugarzinho pra ir quando meus me visitam e achei esse interessante. Hoje a molecada fica muito no sofá. É importante fazer eventos que trazem atividades antigas que estão se perdendo com o celular, como pipa, peão, pra aproximar as crianças”, disse.

 

O neto mais velho, Fernando Quinelato, morador de Itaquera, aprovou o evento. “Solto pipa direto na rua do meu avô e no prédio que moro. Gostei (do encontro) porque aprendi jeito novo de soltar a pipa”, contou.

 

Além de resgatar brincadeiras antigas, a ação teve proposta que relembrar parte da história dos negros no Brasil. “Um fato pouco conhecido de nossa história é a utilização de pipas por sentinelas do quilombo dos Palmares, para anunciar a aproximação de algum perigo. Estamos trazendo aos amantes da prática o aprendizado de parte da história da resistência negra no País”, explicou a secretária de Participação e Inclusão Social de Ribeirão Pires, Elza da Silva Carlos.

Compartilhe

Comente

Leia também