Ribeirão Pires registra números positivos de abertura de novos empreendimentos na cidade. Entre as novas empresas instaladas na cidade estão indústrias metalúrgicas, prestadores de serviço e até distribuidora de alimentos, como é o caso da Sorvepan, que iniciou em março de 2013 processo de transferência da unidade em São Caetano do Sul para Ouro Fino Paulista. Anteriormente, a empresa possuía 2.000 m² em galpões de armazenamento de produtos. Na nova unidade, operando há um mês, são cerca de 4.500 m² de galpões e 2 mil m² de pátios, em terreno de 38 mil m².
Entre as cidades da região metropolitana de São Paulo, Ribeirão Pires vem ganhando destaque após iniciar uma nova política de desenvolvimento. Tal procedimento é atrativo a investidores que estão buscando áreas em Ribeirão para instalação de empresas de diferentes setores. De acordo com o responsável pela área comercial da Sorvepan, José Guimarães Severo, há expectativa de ampliar a unidade em até dois anos, gerando mais vagas de emprego e aumentando o volume de produtos recebidos e enviados semanalmente. Atualmente, a empresa comercializa 300 toneladas de produtos por semana, entre mais de 1.800 itens disponíveis como acessórios para panificação, confeitaria, sorveteria, hotelaria e food-service. A capacidade de armazenamento dos galpões é de até 2,7 milhões de toneladas.
A Sorvepan possui 220 colaboradores entre representantes comerciais, entregadores terceirizados e funcionários na unidade de Ribeirão Pires. “Em torno de 80% da mão de obra empregada nesta unidade são moradores da própria cidade”, explicou Guimarães. “A Prefeitura está fazendo um trabalho sério para trazer empresas e promover o crescimento do município”, afirmou.
O prefeito Saulo Benevides (PMDB) apontou: “Em quase um ano e meio foram cerca de 1.400 novos CNPJs abertos depois que modernizamos a política econômica para atrair empresas e gerar emprego. Em 2013 tivemos incremento de 13% na arrecadação do ISS e de 16,5% do ICMS em relação ao ano anterior. Somente com estes impostos, o município aumentou em R$ 7,8 milhões o orçamento da cidade, recurso convertido em melhorias em diversos setores”.
Metalúrgica – Outro empreendimento que aposta no potencial de crescimento da cidade e adquiriu terreno em Ribeirão Pires é a metalúrgica Torcisão. A empresa, que já iniciou processo de instalação no município, está localizada atualmente em Diadema, e prevê investimento de cerca de R$ 8 milhões para transferir a planta produtiva e o escritório para a cidade. Líder de mercado no segmento em que atua, a Torcisão espera gerar em Ribeirão Pires 120 novas vagas de emprego diretas e outros 200 postos de trabalho indiretos.
A metalúrgica adquiriu terreno de mais de 34 mil m² no Jardim Caçula – próximo à Rodovia Índio Tibiriçá – para centralizar suas atividades produtivas e administrativas. As obras no local estão em fase de terraplanagem. A expectativa é que até 2015 o galpão da fábrica, que ocupará 4.800 m², e o escritório de dois pavimentos, de cerca de 500 m², sejam entregues e as atividades tenham início na nova sede.
“A Prefeitura de Ribeirão Pires vem dando apoio para o projeto da Torcisão. Temos acompanhamento durante todas as etapas do processo de instalação da empresa na cidade, que contribuirá com o desenvolvimento da região”, afirma o diretor comercial da metalúrgica, Reinaldo Plaza.