Encontro preparatório para a 2ª Feira Literária da cidade integra estratégia para difusão de conhecimentos sobre vida e obra da escritora
Em atividade que dá continuidade às ações de imersão na vida e obra da escritora Clarice Lispector, a Prefeitura de Ribeirão Pires, por meio da Secretaria de Educação e Cultura, realizou atividade direcionada aos professores e coordenadores da Emarp (Escola de Música e Arte de Ribeirão Pires).
A atividade vai servir para que a Emarp tenha contato com as obras escritas por Clarice e que os núcleos, que formam a escola, possam produzir conteúdo que será apresentado na Flirp. A escola de artes é formada por grupos que realizam artes plásticas, dança, música, audiovisual e teatro.
Uma das ideias é de que o conteúdo apresentado possa ser utilizado para que a Emarp realize uma apresentação com a união de todos os núcleos assim como os grupos também realizem espetáculos individualmente.
Durante o encontro desta manhã, foi realizada sensibilização por meio das obras da escritora, com leituras de trechos específicos de seus livros e de fanzines que trazem detalhes da vida de Clarice. Por fim, um debate foi realizado para que os professores e coordenadores pudessem retratar suas impressões sobre o que foi lido.
A Prefeitura de Ribeirão Pires tem realizado ações envolvendo o conteúdo de Clarice Lispector a fim de familiarizar professores e coordenadores da educação com as linhas da escritora.
Outras atividades já foram realizadas pela Prefeitura, como leitura individual e silenciosa de trechos de contos e crônicas, discussão sobre quais são as impressões deixadas por Clarice em sua obra, a contextualização da vida da escritora, a partir dos trechos declamados. Todas estas experiências podem virar atividades a ser passadas para os alunos e alunas da rede municipal. A ideia é que haja diálogo entre os contos infantis da escritora e a Base Nacional Comum Curricular.
A Prefeitura de Ribeirão Pires quer fazer da Flirp uma referência entre as feiras literárias que ocorrem em diversos municípios do País. O evento está programado para os dias 28 e 29 de outubro.
Durante encontro, professores e coordenadores da Emarp debateram obra de Clarice Lispector