EMARP chega à marca de 40 cursos culturais gratuitos

Mais de 1.900 alunos são beneficiados e EMARP se solidifica como símbolo de formação artística na região

Neste segundo semestre, a EMARP – Escola Municipal de Artes de Ribeirão Pires atingiu o número de 40 cursos culturais gratuitos oferecidos aos moradores. A marca consolida a instituição como um dos principais centros de formação artística da região, beneficiando vida e carreira de 1.900 alunos. Entre eles, Gabriel da Silva Ribeiro, de 22 anos, aluno de violão da EMARP, recentemente aprovado para estudar na Fundação Theatro Municipal de São Paulo.

Morador do Jardim Estrela, em Mauá, Gabriel explica que a EMARP cumpre um importante papel na sua formação artística. “A escola me proporcionou diversos momentos incríveis que foram fundamentais para o meu crescimento profissional e pessoal, além de abrir as portas para oportunidades em outras instituições”, contou.

Ao todo, a Escola de Artes de Ribeirão Pires conta com leque de 41 opções de cursos culturais, divididos entre núcleos de música, dança, artes plásticas, teatro e audiovisual. Neste segundo semestre, entre as novidades, a EMARP passou a ofertar aulas de breaking, dança do ventre, stiletto, transformar com arte – ressignificando garrafas de vidro, além de promover oficina de teatro gratuita aos moradores da Quarta Divisão.

Localizada na Rua Dr. Yutaka Ishihara, 218 – Jardim Pastoril, a EMARP foi fundada em maio de 2021 com o objetivo de democratizar o acesso à cultura e fomentar a economia criativa na região. “Muitas pessoas vêm de longe para estudar aqui. Eu acho incrível o incentivo que a cidade proporciona. É sempre satisfatório ver o saguão sempre movimentado com alunos de todas as idades”, finalizou Gabriel.

“A cultura é plural em Ribeirão Pires e o crescimento de nossa escola também se dá pela união e empenho de todos os profissionais, independente se sua linguagem”, ressaltou a diretora da EMARP, Milena Tonetti. “Em pouco tempo, a EMARP já acolheu muitas histórias e esperamos dar continuidade a esse trabalho”.

Inscrições – Periodicamente, a Prefeitura divulga a disponibilidade de cursos da EMARP e atualmente a escola está com inscrições abertas para oficinas de stiletto e dança do ventre – até este sábado, dia 12. Para se matricular, os interessados devem comparecer à escola de segunda a sexta-feira, das 9h às 19h, e no sábado das 9h às 16h.

As oficinas são destinadas para maiores de 16 anos e os documentos necessários para inscrição são cópia do RG ou certidão de nascimento, comprovante de endereço e foto 3X4. Menores de 18 anos devem estar acompanhados com o responsável, que também deverá comparecer com documentação.

Gabriel da Silva Ribeiro, aluno de violão, é uma das 1.900 pessoas beneficiadas pelos cursos culturais da EMARP

Cursos gratuitos contemplam diversas modalidades artísticas

Compartilhe

Comente

Leia também