EMARP celebra 4 anos com programação que fortalece a cultura na cidade

Evento reuniu diferentes linguagens artísticas e destacou a importância da democratização do acesso à arte

A celebração dos 4 anos da Escola Municipal de Artes de Ribeirão Pires (EMARP), realizada neste sábado (24), atraiu o público – alunos, professores e visitantes – para uma programação cultural gratuita e diversificada. A iniciativa da Prefeitura de Ribeirão Pires, por meio da Secretaria de Cultura, ocupou simultaneamente quatro espaços públicos da cidade: sede da EMARP, Pinacoteca Municipal, Anfiteatro Arquimedes Ribeiro e Parque Municipal Prof. Luiz Carlos Grecco.

Com oficinas, apresentações musicais, espetáculos de dança, teatro, artes visuais e circo, o evento destacou a importância e fortalecimento da cena cultural regional. Famílias participaram ativamente das atividades, promovendo um dia de integração dos diferentes segmentos: artes visuais, plásticas, teatro, música, dança e circo, além de momentos de lazer.

Lídia Cristina da Silva, mãe Gabriel da Silva Cirino, 16 anos, diagnosticado com Transtorno do Espectro Autista, curtiu a ação. “A EMARP contribuiu para o desenvolvimento artístico e interpessoal do meu filho que participa das aulas de desenho Mangá pelo Núcleo de Artes Plásticas. Aqui ele encontrou um espaço de acolhimento e expressão. Ele sempre gostou de desenho, mas aqui encontrou outras formas dele se comunicar. Hoje, vê-lo participando desse evento, é algo que não tem preço. Sou grata por essa escola existir”, disse a mãe.

O prefeito de Ribeirão Pires, Guto Volpi, prestigiou as atividades culturais. “É emocionante ver a cidade respirando arte em tantos espaços. A EMARP representa o futuro da nossa cultura e o reflexo de um trabalho que democratiza o acesso bem-estar da população”.

Destaques do evento – A programação encantou o público com oficinas de música (violão, violino, instrumentos de sopro), atividades de pintura, vivências teatrais para crianças e adultos, intervenções com a turma do Laboratório de Pesquisa Teatral em Palhaçaria, além de um animado aulão de dança e a oficina de circo. O “Encontrão Bobbie Goods”, promovido pelo Núcleo de Artes Visuais, também atraiu a criançada.

O final da programação foi marcado por muita emoção, a equipe de profissionais homenageou a família do funcionário Marco Antonio Bueno com um quadro com retrato dele pintado pela artista Lilian Zampol. Marquinhos, como era conhecido faleceu no mês passado e por décadas prestou serviço para a Secretaria de Cultura.

A EMARP segue com ações contínuas de formação cultural e abrirá novas inscrições para cursos no segundo semestre. Para saber mais sobre as ações, acompanhe as redes sociais da Prefeitura de Ribeirão Pires e o site oficial www.ribeiraopires.sp.gov.br

Família do funcionário da Cultura Marco Antônio Bueno que faleceu mês passado recebeu homenagem

Participantes da Oficina de Pintura mostraram seus talentos

Núcleo de Artes Visuais promoveu Oficina de Inteligência Artificial 

Combos de Música Popular Brasileira fez apresentação no Parque Municipal Prof. Luiz Carlos Grecco

Oficina de Bobbie Goods integrou toda a familia

Aula de dança livre infantil foi ministrada pelos profissionais do Núcleo de Dança da EMARP

Intervenção de Palhaçaria aconteceu no deck de madeira ecológica

Lídia Cristina com sua família esteve na Festa acompanhando seu filho Gabriel, aluno das aulas de Mangá

Compartilhe

Comente

Leia também