Em Ribeirão Pires, pais avaliam programa “Aprendendo em Casa”

Prefeitura analisará percepções de responsáveis pelos estudantes da rede municipal para aprimorar as atividades pedagógicas no período de isolamento

A Prefeitura de Ribeirão Pires, por meio da Secretaria de Educação, disponibilizou instrumento que permite aos pais e responsáveis de estudantes da rede municipal avaliar as percepções e opiniões sobre o “Aprendendo em Casa”. O programa foi implantado no início de abril desse ano como forma de manter as atividades pedagógicas, durante o período de combate ao coronavírus, por meios online aos cerca de 7.500 alunos das escolas municipais.

Os pais ou responsáveis receberam, via Internet, link de acesso para questionário que auxiliará no diagnóstico e planejamento da política de atendimento na Educação Infantil e Ensino Fundamental, nas diferentes regiões da cidade. “Essa participação nos garante importantes subsídios para os gestores, educadores e para a administração em suas ações de planejamento nesse período de suspensão das atividades presenciais nas escolas. Esse é um momento novo para todos nós e estamos trabalhando de forma permanente para aperfeiçoar o programa”, explicou a secretária de Educação da cidade, Flávia Banwart.

O formulário online também avalia o alcance do programa, por meio de interação dos pais, além da entrega de atividades.  A Coordenadoria Pedagógica da Educação informa que os conteúdos para os alunos que não têm acesso à Internet estão sendo impressos e retirados pelos pais nas escolas, com agendamento. Os professores que não têm acesso ao computador realizam o planejamento escolar de forma manual e o Coordenador Pedagógico é responsável por encaminhar aos alunos as atividades pedagógicas.

Material Escolar – Para reforçar a participação dos estudantes no “Aprendendo em casa”, a Prefeitura de Ribeirão Pires entregou, no final de abril, os kits de materiais escolares. Os kits são compostos por itens como giz de cera, cadernos, lápis, borracha, massa de modelar, caneta, cola, tesoura, régua, estojo, entre outros – de acordo com a proposta pedagógica da série de cada aluno.

Sobre o “Aprendendo em Casa” – Para viabilizar o programa, professores da rede municipal que estavam em período de recesso desde a suspensão das aulas presenciais, no dia 23/03, foram convocados a realizar o teletrabalho – home office.

A Prefeitura esclarece que as atividades presenciais nas unidades da rede municipal de ensino serão retomadas de acordo com as diretrizes do Governo do Estado. A Educação Municipal aguarda as definições estaduais para estabelecer cronograma e protocolos da retomada das atividades presenciais, sempre cumprindo as determinações das secretarias de Estado da Saúde e da Educação e do Ministério da Saúde.

Compartilhe

Comente

Leia também