Estratégia da Prefeitura, por meio da Secretaria de Educação, tem objetivo de minimizar os impactos do afastamento social durante a pandemia.
Em Ribeirão Pires, a rede municipal de educação se adaptou ao ensino remoto adotado como mais uma das medidas de enfrentamento ao coronavirus. Entre as estratégias adotadas pela Prefeitura, por meio da Secretaria de Educação, está a realização de lives e reuniões virtuais, promovidas pelas 33 unidades escolares com a participação de alunos e professores. A iniciativa tem como objetivo manter a interação social e fortalecer vínculos afetivos para minimizar os impactos do afastamento durante a pandemia.
Nas reuniões, os educadores explicam sobre a importância do programa “Aprendendo em Casa”, que leva atividades remotas para os alunos; explicam os protocolos de um possível retorno das aulas; e esclarecem dúvidas das famílias. Os alunos participam dos encontros interagindo com os professores. As reuniões virtuais são acompanhadas por gestores escolares e representantes da coordenadoria pedagógica da Secretaria da Educação.
“Desafios foram aparecendo ao longo dos últimos meses e fomos encontrando soluções. A proposta dos encontros virtuais é do estreitamento do relacionamento entre a escola e a família, pois essa interação mostra aos próprios familiares e estudantes a importância de reforçarem vínculos com os professores”, explicou a secretária de Educação, Flávia Banwart.
No início do mês, a Prefeitura de Ribeirão Pires criou comitê para discutir ações de planejamento para a retomada das aulas, prevista, dentro do Plano São Paulo, do Governo Estadual, para setembro.
O comitê é composto por profissionais da Educação, incluindo da rede privada, e tem como objetivo elaborar protocolos de segurança e as atividades pedagógicas para os cerca de 7.500 alunos matriculados na rede municipal – Educação Infantil, Ensino Fundamental e Educação de Jovens e Adultos.
“Aprendendo em Casa” – Como forma de manter as atividades pedagógicas, alunos da rede municipal de Ribeirão Pires estão tendo acesso a conteúdo por meio de canais digitais. A medida faz parte da ação “Aprendendo em Casa”, da Secretaria de Educação, que teve início em abril. Cerca de 95% dos estudantes matriculados participam do programa. Os conteúdos para os alunos que não têm acesso à Internet estão sendo impressos e são retirados pelos pais nas escolas.