Sob o tema Etnomatemática, encontro aborda elementos de contagem indígena
A fim de contribuir com o trabalho em sala de aula e preparar os alunos para o Sistema de Avaliação da Educação Básica (SAEB), a Prefeitura de Ribeirão Pires, por meio da Secretaria de Educação e Cultura, promoveu formação para professores e coordenadores do Fundamental I – Anos Iniciais (1º ao 5º ano) sobre numeração Guarani.
Com a finalidade de favorecer o processo de ensino-aprendizagem da matemática, a formação contou com tópicos como cálculo com pedras, símbolos Guarani e explicação sobre o desenvolvimento do pensamento lógico-matemático. A atividade, além de ampliar o saber dos estudantes, também auxilia na compreensão de cálculo e lógica, o que é um diferencial na maneira de se passar um conteúdo.
“Por meio dessas intervenções, é possível inserir os saberes dos povos tradicionais na educação básica e, assim, estimular a aproximação dos educandos nos saberes indígenas. Também é possível auxiliá-lo no desenvolvimento de habilidades motoras e pensamento matemático”, avalia Tatiane Ribeiro, orientadora educacional da Prefeitura.
O sistema de numeração tradicional Guarani é constituído por símbolos que remetem ao cotidiano dos indígenas. A simbologia é composta, principalmente, por esferas, que representam as unidades, e por linhas retas, que representam conjuntos de cinco unidades.
A avaliação do Saeb, do Governo Federal, acontecerá entre 23 de outubro e 10 de novembro para alunos do Fundamental I.
Formação para professores e coordenadores aborda elementos de contagem indígena