Em parceria com Instituto Ayrton Senna, aluno desenvolvem atividades de competências socioemocionais

Ação integra o “Aprendendo em Casa”, que disponibiliza conteúdo online aos estudantes da rede municipal neste período de combate à COVID-19

Por conta da pandemia do coronavírus, famílias e profissionais da Educação estão se adaptando a um novo cotidiano dentro de casa.  Na rede municipal de Ribeirão Pires, cerca 7.500 alunos participam do programa “Aprendendo em Casa”. Com o objetivo de contribuir com as famílias no período de isolamento social, a Prefeitura, por meio da Secretaria de Educação, em parceria com o Instituto Ayrton Senna, está disponibilizando aos educadores material pedagógico que aborda a importância das competências socioemocionais no enfrentamento da crise.

Dentro deste contexto, são disponibilizadas atividades pedagógicas para alunos do Ensino Fundamental I e II, como apoio ao desenvolvimento de competências socioemocionais — como determinação, organização, empatia, autoconfiança, imaginação criativa e tolerância ao estresse.

Uma das atividades realizadas com os alunos do Fundamental I foi o “Escaneamento Corporal”. Nesta atividade, que dura 15 minutos, as crianças deitadas no chão são guiadas pelos familiares a focar em suas sensações corporais. A competências dessa atividade trabalha o foco e tolerâncias à frustração e estresse.

Outra atividade pedagógica é a “plantinha de feijão”, que consiste em cada criança plantar uma semente de feijão e tomar os devidos cuidados para que ela cresça. Também inclui uma discussão sobre o que uma planta precisa para crescer e as responsabilidades que cada um precisa ter durante esse processo.  “Mímica das emoções, “Pó Mágico”, “Desenhando Sentimentos” também estão entre as propostas pedagógicas que estão sendo desenvolvidas.

Pela ação “Aprendendo em Casa”, os alunos recebem via Internet conteúdo pertinente a cada segmento escolar. Os gestores seguem orientações da equipe pedagógica da Secretaria de Educação e todo conteúdo estimula habilidades e competências que são norteadores do processo de aprendizagem.

Para viabilizar o projeto, professores da rede municipal que estavam em período de recesso desde a suspensão das aulas, no dia 23/03, foram convocados a realizar o teletrabalho – home office.

“Mesmo com as aulas remotas, essa parceria com o Instituto Ayrton Senna permite desenvolver atividades para que a família toda possa lidar melhor com o distanciamento social e a mudança de rotina”, explicou a secretária, Flávia Banwart.

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