Em 2 meses Centro de Acolhimento Provisório (CPA) prestou mais de 80 atendimentos

Desde maio, abordagem à população em situação de rua foi intensificada

O Centro de Acolhimento Provisório (CPA) prestou mais de 80 atendimentos nos 60 primeiros dias de funcionamento. Mantido pela Prefeitura da Estância Turística de Ribeirão Pires, por meio da Secretaria de Assistência, Participação e Inclusão Social em parceria com a Associação Acolhida com Esperança da Grande São Paulo, conhecida como Casa de Acolhida, o espaço passou a funcionar, neste ano, em 17 de maio, nas dependências da entidade.

Apesar da intensificação das rondas por todo o Centro e abordagem à população em situação de rua que acontece diariamente, a partir das 19h30, com equipes da Pasta e da GCM (Guarda Civil Municipal), houve 12 casos de recusa de acolhimento no período. “A maior parte dos acolhidos são homens, na faixa etária dos 25 aos 68 anos. Nos casos em que a pessoa em situação de rua não aceita acolhimento, a equipe oferta cobertores e mantas térmicas”, explicou Patrícia Tanigawa, coordenadora do CPA.

Para ajudar as pessoas em situação de rua, principalmente nos dias mais frios do ano, é possível entrar em contato pelo telefone (11) 4829-3090 e orientar o atendimento com as seguintes informações: endereço da via em que a pessoa em situação de rua está (o número pode ser aproximado); citar pontos de referência; características físicas e detalhes das vestimentas da pessoa a ser abordada.

ESTRUTURA – Além de espaço para dormir, se alimentar e tomar banho, entre outros cuidados, o local também oferece apoio social para emissão de documentos, reinserção social e até mesmo recâmbio, no caso dos assistidos que desejam retornar à região de origem.

O trabalho é realizado por equipe composta de assistente social e psicólogo. O espaço da Casa é estruturado, de forma separada, para o atendimento de homens e mulheres.

Casa de Acolhida é entidade responsável pelo Centro Provisório de Acolhimento (CPA) em Ribeirão Pires

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