Em 1ª coletiva de imprensa Prefeitura revela R$238.8 milhões em dívidas

Na tarde desta quinta-feira (04), Clóvis Volpi, o Prefeito de Ribeirão Pires, junto a seu Secretariado, promoveu uma Coletiva de Imprensa fechada seguindo todos os protocolos sanitários. As pastas de Finanças, Saúde, Infraestrutura, Educação e SEJEL tiveram destaque.

Em breve abertura, Clóvis anunciou que esperava menos problemas e dívidas deixadas pela gestão anterior, ressaltando que, das 7 cidades do ABC. Ribeirão Pires hoje é a pior em termos financeiros: ”Apesar de todos os problemas, confio nos secretários e em todos os funcionários da Prefeitura para que tudo seja revertido o mais rápido possível”.

Finanças: O Secretário de Finanças e Administração Eduardo Pacheco abriu a fala dos secretários anunciando que a Prefeitura herda uma dívida de outras gestões de R$ 238,8 milhões, sendo R$ 41 milhões do IMPRERP (Instituto Municipal de Previdência de Ribeirão Pires) e R$ 87 milhões de ”restos a pagar” – serviços que a Prefeitura contratou, recebeu, foram emitidas notas fiscais mas não foram pagos por falta de fluxo de caixa.

Saúde: O Secretário de Saúde, Dr. Audrei Rocha, revelou o panorama da Saúde com R$24 milhões de dívidas. Na UPA, Rocha afirmou que a fila de espera para casos não graves era de 2 a 4 horas e, atualmente, está em torno de 1 a 2 horas – em casos graves o atendimento é imediato. Ainda revelou que pacientes esperavam até 2 dias para serem transferidos da UPA para o Hospital São Lucas, não por falta de médicos ou enfermeiros mas sim por falhas da gestão anterior em atitude que classificou como “criminosa e sem critério”, tendo concedido férias a 40 profissionais de saúde. O Secretário afirmou que, ao assumir a Secretaria no dia 1º de janeiro ,não haviam testes de COVID-19, e mesmo os testes que são cedidos gratuitamente não foram solicitados pela gestão anterior. Dr. Audrei finalizou dizendo que no Hospital de Campanha, 10 leitos estavam desabilitados por uma ”cachoeira” que alagava o Hospital devido a um problema no telhado.

Educação: A Secretária de Educação, Profª Rosi de Marco, disse que para a retomada das aulas presenciais, em primeiro momento, realizou vistorias em todas as escolas municipais da Estância, e afirmou que 100% delas precisam de reformas. Em segundo momento, foi feita a vistoria em veículos que prestam serviço a Secretaria que constatou o suceateamento de 90% deles. Rosi revelou que, em um terceiro momento ,foi constatado que nenhum investimento foi feito em mobiliário, tecnologia e insumos,  além do desmanche da estrutura da secretaria e também da planta organizacional de professores, coordenadores e diretores. Rosi afirmou que há obras da educação paradas há mais de 6 anos.

SEJEL: O Secretário de Esportes, Lazer, Juventude, Cultura e Turismo, Claurício Bento, afirmou que, ao vistoriar academias ao ar livre, quadras e demais espaços municipais 90% estão em péssimo estado. E que se deparou com funcionários desmotivados, alguns com atestado de saúde e muitos em férias. A mudança já iniciada pela Secretaria foi a entrega de imóveis alugados sem necessidade. Claurício afirmou indignado ter recebido cobrança do serviço de corte de grama no Parque Oriental no valor de R$30 mil feito pela gestão anterior, corte este que foi feito em janeiro sem custo em parceria com a Secretaria de Infraestrutura Urbana.

Infraestrutura: O Secretário de Infraestrutura Urbana e Zeladoria, Rubens Fernandes, iniciou sua fala relatando que  funcionários estão desmotivados e revelaram terem sido humilhados pela gestão anterior. Ao adentrar na Secretaria Rubão afirma que deveriam haver 40 roçadeiras porém só haviam 4. Ao visitar a garagem de secretaria se deparou com 2 caminhões que foram doados pelo Estado que encontram-se sucateados com falta de peças como rodas, câmbios e motores. Rubens, nos primeiros 30 dias, afirma que comandou o desassoreamento de 4 rios da cidade, reparos de iluminação pública, capinação e roçagem além da volta da operação ”Cata-Bagulho” que conta hoje com 2 caminhões e que em breve contará com um terceiro veículo finalizou.

Ao final da Coletiva, foram abertas perguntas aos veículos de comunicação presentes. O Mais Notícias indagou Eduardo Pacheco, Secretario de Finanças, se havia alguma notícia positiva para os munícipes após a enxurrada de problemas na Estância. Pacheco afirmou que em 30 dias foram diminuídas de 21 para 12 secretarias, foram reduzidos em 50% os funcionários comissionados, diversos imóveis alugados foram devolvidos, e redução nos preços de compras de produtos e serviços. O Diretor de Comunicação Samuel Boss finalizou afirmando que em breve anunciará a ajuda de R$10 milhões do Consórcio Intermunicipal do ABC juntamente com Governo do Estado para o término da UPA Santa Luzia.

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