Eleitor tem até 9 de maio para transferir, atualizar ou emitir Título Eleitoral

Dia 9 de maio é o prazo final para que os eleitores possam transferir, atualizar ou emitir o Título Eleitoral para participar das eleições de 2018. O eleitor que completa 16 anos até 7 de outubro, dia do 1º turno, também precisa emitir o Título até 9 de maio. Esse também é o prazo para quem mudou de endereço e deseja transferi-lo. O procedimento exige a apresentação do comprovante de residência e de documento oficial com foto em uma unidade do cartório eleitoral.

Foto: Rafael Neddermeyer/ Fotos Públicas

Para transferir o título, o eleitor deve residir há pelo menos três meses no novo município. Ainda é necessário, no mínimo, um ano da data do alistamento eleitoral ou da última transferência do título.
Quem não votou nem justificou ausência nas últimas três eleições teve título cancelado e deve procurar a Justiça Eleitoral para regularizar a situação. Se não o fizer não poderá votar, pois seu nome não constará no caderno de votação.
Plantão de Final de Alistamento: Entre os dias 28/04 e 09/05 os Cartórios Eleitorais atenderão das 9h às 18h. Além disso, nos dias 28 e 29 de abril e 1 (feriado), 5 e 6 de maio os Cartórios abrirão durante estes mesmos horários.
Ribeirão Pires é atendida pelos Cartórios Eleitorais da 382ª (Avenida Santo André, 316, Centro Alto) e da 183ª (Rua Domingos Balzani, 66, Centro) Zonas Eleitorais, que atendem de segunda à sexta-feira, das 12h às 18h. Rio Grande da Serra é atendida pelo Cartório Eleitoral da 382ª ZE, citado anteriormente.
À partir deste ano, o Título Eleitoral de uma pessoa transgênero trará o nome social com o qual se identifica em conjunto com seu nome da certidão de nascimento – ambos serão mantidos no Cadastro Eleitoral. Pessoas trans poderão pedir a mudança no documento no Cartório Eleitoral da cidade também até 9 de maio.

Compartilhe

Comente

Leia também