Sob o tema ‘Floresça’, atividade discorreu formas de resolver conflitos de forma pacífica
A Prefeitura de Ribeirão Pires, por meio da Secretaria de Educação e Cultura, realizou na última sexta-feira (22) a segunda edição do movimento ‘Floresça’. O diálogo realizado de forma online sobre comunicação não violenta abordou maneiras para lidar com conflitos e contou com a participação de educadores da rede municipal de ensino.
Nesta edição, a atividade trouxe à reflexão a observação de sentimentos, necessidades e pedidos. Além disso, expôs os objetivos da comunicação não violenta que são: aprender a lidar com conflitos, empatia, ponderação dos fatos, momentos de reflexão e construção. Mais de 1.200 pessoas acompanharam a palestra.
“É necessário que tenhamos esse olhar mais empático com os profissionais da educação. Para possibilitar ambientes de aprendizado de excelência para os estudantes, temos que entender e acolher quem está ali no dia a dia, trabalhando dentro e fora da sala de aula para garantir a qualidade do ensino que oferecemos hoje em nossas escolas”, avaliou a secretária de Educação e Cultura de Ribeirão Pires, Rosi de Marco.
A orientadora da Prefeitura, Maria Aparecida Almeida, considerou os impactos de uma boa comunicação no dia a dia escolar. “Este é um tema muito necessário. Ao pensarmos no diálogo com os alunos, temos que ter em mente a reflexão comportamental. A criança refletirá a conduta que temos com ela, e dependendo dessa ação, não teremos o retorno necessário para entender sua evolução”, comenta.
A atividade trouxe à reflexão a observação dos sentimentos, necessidades e pedidos