Educação promove integração com diretores de escolas municipais

Durante encontro, equipe debateu integração, reforço no diálogo com toda a comunidade escolar, novos profissionais e recursos das APMs

Diretores de escolas municipais de Ribeirão Pires participaram nesta ontem (22), de reunião com equipe gestora da Secretaria de Educação. Durante o encontro, foram abordadas questões relacionadas a novos professores efetivos, ampliação de verba das APMs, preparativos para o retorno presencial das aulas na rede municipal e a importância do diálogo entre profissionais, estudantes e famílias.

A secretária de Educação, Rosi Ribeiro de Marco, destacou os esforços realizados para atender as demandas das escolas, observando que todas as ações devem priorizar o bom desenvolvimento dos alunos. “As questões administrativas e estruturais são importantes, mas o pedagógico é essencial”, avaliou.

A integração das equipes das unidades com os supervisores escolares e as orientadoras pedagógicas da Educação também foi ressaltada. “Precisamos trabalhar com transparência, fortalecendo o diálogo com toda a comunidade. Sabemos da dedicação de cada uma das escolas e compreendemos que há muitos desafios, especialmente pela pandemia. Por isso, enquanto lideranças, temos que ter ainda mais planejamento, organização e empatia”, indicou Rosi.

Na pauta da reunião, a secretária explicou o processo de contratação de 30 profissionais para o cargo de professor A, de concurso realizado em 2019 e prorrogado neste ano. Também serão contratados estagiários de pedagogia e psicologia, para atender atividades específicas da rede.

Em relação às verbas das APMs, recurso destinado pela Secretaria de Educação para as escolas utilizarem em necessidades pontuais, a secretária Rosi informou que projeto de lei passará pela análise e aprovação da Câmara Municipal. A Prefeitura quase que dobrou o valor proposto para este ano em relação ao 2020. “Pedimos que todos socializem os recursos disponíveis para que as demandas e prioridades possam ser discutidas. Com isso, a verba poderá ser melhor aproveitada”, disse a secretária de Educação.

Os preparativos das escolas para o retorno presencial de atividades na rede municipal também foram abordados. Desde janeiro, as escolas estão recebendo serviços de manutenção e zeladoria para atender aos protocolos sanitários contra o coronavírus. A Educação também adquiriu EPIs e insumos como álcool gel e termômetros digitais.

Questões técnicas e administrativas relacionadas ao preenchimento de dados e atualização de informações sobre alunos e profissionais das escolas também foram alinhadas na reunião. Todos os documentos são utilizados em relatórios que dão base para análises da rede e o planejamento estratégico de ações.

Secretária Rosi de Marco em reunião com diretores das escolas municipais

Compartilhe

Comente

Leia também