Educação estimula construção de jogos didáticos para alunos com deficiências

Encontros formativos ampliam conhecimento sobre uso de materiais não estruturados para a criação de novas estratégias de ensino

Educadores da rede municipal de Ribeirão Pires estão aprendendo, na prática, a confeccionar jogos e atividades didáticas para estudantes com necessidades específicas de aprendizagem. Para tornar o processo mais sustentável e reduzir custos, a equipe de Orientação Educacional da Prefeitura propõe o uso de materiais não estruturados, que são recicláveis.

Chamado ConstruAdapt, o projeto possibilita a professores e auxiliares da sala de recursos ampliar as ferramentas estratégicas utilizadas no dia a dia com alunos com deficiência ou condição específica, como o TEA (Transtorno do Espectro Autista).

A partir da reutilização de materiais como tampinhas, garrafas pet e rolos de papel na construção dos jogos, a atividade proporciona aos estudantes o desenvolvimento de habilidades essenciais para cada perfil atendido. Coordenação motora global, praxia fina, atenção e concentração são algumas habilidades exploradas.

“Os professores e estagiários atuam em conjunto. O ConstruAdapt é um trabalho auxiliador, que traz as ações para o campo da ludicidade utilizando materiais concretos. Com isso, essas atividades contribuem para o desenvolvimento dos alunos”, explica Valquíria Servilha, orientadora educacional da Prefeitura.

Em mais uma rodada de formações, neste mês, participaram professores da sala de recursos e estagiários da Educação Infantil e Ensino Fundamental anos iniciais e finais.

O ConstruAdapt possibilita a criação de ferramentas para o desenvolvimento de habilidades essenciais de alunos com deficiência ou condição específica

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