Educação e Saúde de Ribeirão Pires preparam retomada segura de atividades presenciais

Fluxos de trabalho e protocolos de segurança contra o novo coronavírus estão sendo estabelecidos para retorno das aulas na rede municipal de ensino

As secretarias de Educação e de Saúde de Ribeirão Pires seguem atuando de forma integrada nos preparativos para a retomada segura de atividades presenciais na rede municipal, prevista para 28 de julho. Nesta terça-feira, dia 15, a Vigilância à Saúde do município se reuniu com diretores das unidades de ensino para traçar ações e alinhar informações sobre controle e fluxos de trabalho relacionados ao novo coronavírus.

Durante o encontro, realizado na Secretaria de Educação, a enfermeira da Vigilância Sanitária da Prefeitura, Íris Bento, apresentou orientações gerais atualizadas sobre os protocolos de prevenção à covid-19.

“É importante que a comunidade escolar atenda todos os protocolos estabelecidos e esteja alinhada à Secretaria de Saúde, para proteção das crianças e professores, identificação de possíveis casos de covid-19 e mantenha o monitoramento referente ao uso de máscara, álcool em gel e distanciamento social, entre outras medidas de prevenção. Assim, a retomada das aulas presenciais se dará de forma muito mais segura”, explica Irís.

Dentre os temas abordados estão sinais e sintomas do coronavírus; grupos vulneráveis e contactantes de pessoas com covid-19; isolamento (quarentena) para casos suspeitos ou positivos; definição de surto dentro de estabelecimentos de ensino e medidas a serem tomadas; e recomendações gerais, inclusive com protocolos a serem cumpridos no transporte escolar e dentro das unidades de ensino.

Transparência e diálogo aberto – Ainda nesta terça-feira, dia 15, a secretária de Educação da cidade, Rosi Ribeiro de Marco, recebeu a promotora de Justiça do município, Dra. Maria Cecília Alfieri Nacle, e o dirigente Regional de Ensino do Estado, Edson Donizetti Porto, para apresentar o Plano de Retomada Segura das aulas presenciais na rede municipal.

No encontro, Rosi de Marco explanou sobre os preparativos para receber os alunos nas 33 unidades escolares do município, bem como sobre os projetos de estruturação e investimentos que a Prefeitura vem executando. “Estamos em constante diálogo com o MP e queremos mostrar para toda a sociedade o quanto estamos preocupados e preparados”, disse.

A promotora disse estar convencida de que o município apresenta condições para retomar as aulas presenciais, respeitando o escalonamento da capacidade do sistema. “Ribeirão Pires tem encarado com propriedade o desafio de conciliar os diversos interesses de todos os envolvidos no sistema educacional. Com a adoção de todos os protocolos de segurança, acredito que a cidade está sim preparada”, comentou.

Secretarias de Saúde e de Educação de Ribeirão Pires atuam de forma integrada nos preparativos para retorno seguro de aulas na rede municipal

Compartilhe

Comente

Leia também