Educação e Legislativo de Ribeirão Pires desenvolvem Cápsula do Tempo

Atividade aborda as expectativas das crianças para o futuro

A Secretaria de Educação e Cultura de Ribeirão Pires e a Câmara Municipal, criaram conjuntamente o projeto “Cápsula do Tempo”, com o objetivo de provocar as crianças da rede de ensino a falarem sobre expectativas para o futuro. A construção é coletiva, e envolve educandos e alunos, que trabalham o tema por meio de perspectivas pessoais, respeitando e assegurando os direitos de aprendizagem e o desenvolvimento de habilidades essenciais a cada faixa etária.

De acordo com as Diretrizes Curriculares Nacionais da Educação Infantil – DCNEI, “crianças são feitas de sonhos”, premissa que norteia o trabalho do “encapsulamento”, que foi dividido em duas etapas: Educação Infantil (0 a 5 anos) e Fundamental I (6 a 10 anos).

Já os estudantes de 6º a 9º ano, atuarão tanto no diálogo junto aos gestores municipais, quanto no desenvolvimento das diretrizes para uma escola mais sustentável, que tem como finalidade promover, até 2030, ações que busquem atender aos 17 objetivos propostos na Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU).

Para orientadora educacional Tatiane Ribeiro, “O senso de cidadania e de corresponsabilidade pelo bem estar coletivo deve ser estimulado pelas famílias e escolas ainda durante a infância. Só assim seremos capazes de construir uma sociedade mais justa, acolhedora e sustentável.”

Alunos do Fundamental II do E.M. Sebastião Vayego

Pequenos da E.M. Angelina Denadai Bertoldo

Compartilhe

Comente

Leia também