Educação de Ribeirão Pires trabalha rotina escolar no ensino remoto

Organização de espaços e tarefas do dia a dia incentiva a adoção de bons hábitos pelas crianças e favorecem o aprendizado

Alunos da rede municipal estão aprendendo, ou reaprendendo, a seguir uma rotina diária neste período de ensino remoto. Mesmo estando em casa, as crianças, com o apoio de suas famílias, estão sendo estimuladas a realizar tarefas que são feitas dentro das escolas, no ensino presencial. A E.M. Pastor Antonio Cumpian Silva, disponibiliza, desde o início do ano, ilustrações para que seus estudantes tenham referências e assimilem hábitos importantes em seu processo de desenvolvimento.

Carla Silva Gomes, 31 anos, tem dois filhos matriculados na unidade escolar, o Arthur, de 1 ano, e a Isabella, de 2 anos. Cartazes com desenhos das tarefas diárias foram fixados na parede de sua casa e a rotina está sendo, gradativamente, compreendida pelas crianças. “Meus filhos nunca foram para a creche (ensino presencial). Sempre fui eu cuidando. É muito bom ter atividades diferentes que acabam mudando a rotina deles. Com a orientação da escola, essas tarefas estão ajudando no desenvolvimento deles”, explica.

As mudanças de comportamento estão sendo percebidas aos poucos. “Agora, pela manhã, eles apontam para os desenhos mostrando que têm que escovar os dentes, lavar o rosto e pentear o cabelo, por exemplo. Meus filhos estão vendo que não é tudo de qualquer jeito. Tem hora e lugar para tudo. Então eles vão tendo mais disciplina”, avaliou Carla.

A E.M. Pastor Antonio Cumpian Silva atende cerca de 60 alunos do Ensino Infantil Integral (0 a 3 anos). A rotina proposta pela unidade escolar inclui tarefas como período dedicado à higiene (escovação de dentes), alimentação em ambiente apropriado, à mesa, a preparação de espaço para a realização das atividades, momento para brincadeiras, entre outras.

A coordenadora da escola, Tânia Pacheco, observa que manter a rotina escolar dentro de casa, além de contribuir para o desenvolvimento da criança, prepara o aluno para o retorno ao ensino presencial. “Não impomos carga horária ou a forma de fazer. O objetivo é que, através dessas imagens, a criança entenda as tarefas e, com o auxílio dos pais, realizem as atividades no tempo deles. Tudo isso é adaptado à rotina da família”, disse.

As ilustrações foram enviadas aos pais e responsáveis pelos estudantes via Internet ou disponibilizadas impressas para retirada na unidade. Outras escolas da rede municipal também estão enviando proposta de rotina escolar em casa para os estudantes. O trabalho está sendo feito com o suporte da equipe de Orientação Pedagógica da Secretaria de Educação.

“A rotina traz segurança para as crianças, para que se adaptem ao ambiente e estejam mais dispostas a realizar as atividades. Isso favorece a aprendizagem. Na Educação Infantil, a partir do momento que recebemos os alunos eles já estão aprendendo. Desde o acolhimento, alimentação, à higienização”, explicou a pedagoga Viviane Antunes, da equipe de Orientação Pedagógica da Secretaria de Educação.

“As escolas e nossa equipe gestora estão sempre inovando, buscando aperfeiçoar os instrumentos de ensino. Muitas das atividades propostas, por mais simples que sejam, significam grande avanço para o aprendizado das crianças. Esse esforço ganha ainda mais relevância neste período de ensino remoto”, declarou a secretária de Educação de Ribeirão Pires, Rosi Ribeiro de Marco.

Atividade Rotina Escolar – Aluna Isabella Silva Gomes – EM Pastor Antonio Cumpian

Atividade Rotina Escolar – Aluno Arthur Silva Gomes – EM Pastor Antonio Cumpian

Compartilhe

Comente

Leia também