Além traçar novas ações para os programas “Gestão da Política de Alfabetização” e “Gestão Nota 10”, profissionais participaram de formação
A Prefeitura da Estância Turística de Ribeirão Pires e o Comitê Gestor do Instituto Ayrton Senna (IAS) promoveram nessa semana encontro para a avaliação dos programas “Gestão da Política de Alfabetização” e “Gestão Nota 10”, desenvolvido por meio de parceria entre as instituições. Na reunião, foram traçadas novas metas de trabalho para o aperfeiçoamento das iniciativas, implantadas na rede municipal de ensino a partir de 2017.
A secretária de Educação da cidade, Flávia Banwart, representantes do Instituto Ayrton Senna – Teresa Jussara Luporini e Silvia Mattiazzo, e as orientadoras da Coordenadoria Pedagógica da Secretaria de Educação municipal participaram da atividade.
Para a gerente de Implementação de Projetos do Instituto, Silvia Matiazzo, Ribeirão Pires tem cumprido o papel para os avanços nos níveis de ensino-aprendizagem dos estudantes. “Na reunião, além de ter sido realizado planejamento de ações para esse início de ano, foi ressaltado o engajamento dos profissionais da Educação que têm desenvolvido as capacitações com gestores e professores e implantado, com eficiência, os programas que resultam na qualidade de ensino municipal”, explicou Silvia Matiazzo.
No início deste mês, o Comitê Gestor da instituição divulgou os resultados dos programas “Gestão da Política de Alfabetização” e “Gestão Nota 10”, implantados em nove escolas da rede municipal. Um dos exemplos avaliados foi a evolução dos alunos do 1º ao 3º ano do Ensino Fundamental nas disciplinas de língua portuguesa e matemática.
Os resultados finais de 2018 apontam que 83,4 % dos alunos apresentam níveis satisfatórios de leitura e escrita. Em matemática, 79,4% dos estudantes apresentam habilidades satisfatórias. O Instituto avaliou o desempenho de 1.345 estudantes do 1º ao 3º ano.
Para a secretária municipal de Educação, a parceria com o Instituto é um dos mecanismos para os avanços na qualidade de ensino. “Com o apoio do Instituto Ayrton Senna, é possível também realizar avaliações diagnósticas para constatar o nível de aprendizagem das crianças, buscando identificar aquelas que já estão alfabetizadas e as que ainda não estão. O intuito é garantir a alfabetização até o 3º ano do Ensino Fundamental e a melhoria do fluxo escolar, atendendo o Plano Municipal de Educação, explicou a secretária.
Formação – Após a reunião, a agente técnica do Instituto, Jussara Luporini ministrou formação com os gestores de nove escolas municipais. O encontro teve como tema principal “Educação integral e Avaliação Formativa”.