Centro Histórico Literário Ricardo Nardelli foi palco para exposições e rodas de conversa entre estudantes, educadores e visitantes da Feira
A FLIRP 2023 – Feira Literária de Ribeirão Pires – abriu espaço para milhares de histórias dignas de estampar páginas de livros. Os protagonistas foram estudantes e educadores da rede municipal que participaram de programação especial no CHL (Centro Histórico Literário Ricardo Nardelli). O espaço foi palco para exposições das escolas, oficinas e rodas de conversa sobre os contos de Clarice Lispector.
Entre as atividades preparadas pela Secretaria de Educação e Cultura, a agenda começou com a contação da história “O mistério do Coelho Pensante”, onde as crianças se encantaram pela sabedoria de Joãozinho, o coelho.
Davi Severino da Silva, 50 anos, levou seu neto para acompanhar o conto do coelho. “Para mim, essa história é um importante passo para o desenvolvimento das crianças, e essa criatividade aproxima e incita os pequenos a acompanharem a arte literária”, comenta.
Os educadores da Prefeitura promoveram também roda de conversa sobre o conto “Cem anos de perdão”, acompanhado por alunos da turma de Braille e da Educação de Jovens e Adultos (EJA). A ação estimulou reflexões sociais trazidas neste texto de Clarice.
Isabel Rodrigues Salles, 52 anos, aluna da turma de Braille, comentou sobre a roda de conversa: “A reflexão trazida por essa história nos motiva. É um momento que guardaremos para a vida e que motiva a continuar aprendendo cada vez mais”.
Agenda começou com a contação da história “O mistério do Coelho Pensante”
”Cem anos de perdão” foi debatido entre os alunos da Educação para Jovens e Adultos (EJA) e da turma de Braille