Encontros com as equipes gestoras e professores trazem alinhamentos importantes para as unidades da rede
Ribeirão Pires iniciou, no mês de abril, mais um ciclo de encontros formativos do projeto Alfabetiza Juntos SP, iniciativa do Governo do Estado de São Paulo, que busca elevar os níveis de alfabetização nas redes de ensino. Com objetivo de atualizar conhecimentos e preparar ações a serem implementadas nas unidades escolares de Ribeirão Pires, a primeira rodada reuniu gestores, professores coordenadores e docentes na E.M. Lavínia de Figueiredo Arnoni.
Criado em 2024, o projeto Alfabetiza Juntos SP busca aumentar os níveis de fluência leitora no Estado. Em março deste ano, a Educação de Ribeirão Pires foi premiada em duas categorias: a de Município Campeão de Alfabetização, que contemplou as 100 melhores cidades do Estado no desempenho de fluência leitora, e, também, o Prêmio Excelência Educacional, que avaliou o bom resultado de nossas crianças e jovens no Saresp do último ano. Ao todo, foram mais de 470 cidades presentes na cerimônia, sendo apenas 72 delas premiadas nas duas categorias.
“A formação continuada é um dos pilares do programa e um ponto de atenção permanente da Secretaria de Educação. O professor precisa estar sempre atualizado, com estratégias eficazes e ferramentas práticas. Isso valoriza a prática docente e garante melhores resultados em sala de aula”, salientou Nadia Ferreira, dirigente de Ensino.
Ribeirão Pires aderiu ao programa Alfabetiza SP desde o início e foi premiada pelo Governo do Estado de São Paulo neste ano com o desempenho no Saresp. O índice de crianças alfabetizadas aos sete anos chegou a 76%, o melhor do Grande ABC, resultado do trabalho conjunto entre secretaria, escolas e professores da rede.
Primeira rodada de formações reuniu gestores, coordenadores e professores da rede municipal