Educação de Ribeirão Pires implanta portfólio digital

Ação ajuda identificar problemas e agiliza soluções pedagógicas para alunos da rede municipal

A Secretaria de Educação de Ribeirão Pires está sistematizando o Processo Administrativo Pedagógico, que contém os dados, históricos e relatórios dos alunos matriculados na rede municipal de ensino. O objetivo dessa ação é facilitar o compartilhamento de informações, monitorar o desempenho e propor ações quando for diagnosticado algum problema no desenvolvimento pedagógico do estudante.

O processo, que antes era manual, agora, proporciona maior dinamismo na análise dos dados e agiliza a adoção de medidas por parte da equipe multidisciplinar.

Busca Ativa – um dos problemas que o portfólio digital busca evitar é a evasão escolar. Para isso, a Secretaria de Educação criou o Comitê de Busca Ativa. Quando a equipe multidisciplinar identifica alunos que não apresentam devolutivas pedagógicas regulares, os profissionais (gestores e supervisores) entram em ação. “Caso seja identificada a necessidade, assistentes sociais da Secretaria de educação serão acionados para uma visita a casa da família visando identificar as necessidades reais e buscando soluções conjuntas para que o aluno não se distancie do ambiente escolar”, destaca a coordenadora educacional, Nádia Rosana Ferreira.

Compartilhe

Comente

Leia também