Educação de Ribeirão Pires finaliza primeira fase de fluência leitora

Ao todo, 450 estudantes dos 2º anos participaram da avaliação

Visando ampliar os índices de alfabetização entre os estudantes da rede municipal de Ribeirão Pires, a Secretaria de Educação e Cultura finalizou a primeira etapa da avaliação de fluência leitora entre os alunos de 2º anos, nesta sexta-feira (5).

Conhecida como “avaliação de entrada”, 18 turmas de 2º anos participaram da atividade, o que soma 450 alunos, o que compete 100% dos alunos que formam esse ano no município. Ao todo, nove escolas das 33 que formam a rede municipal integraram a avaliação.

A prova de fluência leitora visa alfabetizar todas as crianças, no máximo até o 3º ano, como pedem as diretrizes de número 5, tanto do PNE (Plano Nacional de Educação) como do PME (Plano Municipal de Educação). Dessa forma, a Educação de Ribeirão Pires planeja que estes alunos já estejam fluentes em leitura até o final de 2024.

“Estamos acabando mais um ciclo de fluência leitora na cidade. Como é a primeira fase, ela é conhecida como ‘avaliação de entrada’. Dessa vez, contamos com a participação de todos os alunos dos 2º anos, o que nos ajuda a ter um índice mais exato”, declarou a orientadora educacional da rede municipal, Luzinaide Klein.

A avaliação do estudante é realizada com a supervisão de educadores, e por meio de aplicativo específico, que observam a evolução linguística, de oralidade, produção textual e escuta. O educando lê algum texto perante ao programa, que registra o desempenho do aluno.

Ao longo do ano letivo, orientadores e educadores do município realizam atividades voltadas para a compreensão da leitura e produção textual, tudo para preparar o estudante para a avaliação.

Melhor do Grande ABC – No ano passado, a Prefeitura de Ribeirão Pires foi destaque no índice de fluência leitora no Estado de São Paulo. A Estância ficou entre os 60 melhores municípios, dos 600 que participaram da avaliação de leitura. Em todo o Grande ABC, entretanto, o município obteve a maior nota, consolidando-se como a cidade mais alfabetizada da região, com 76% de seus alunos já fluentes.

Estudantes são avaliados por meio de aplicativo com programa que analisa desempenho de leitura

A avaliação contou com a participação de todos os alunos dos 2º anos do município

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