Curso tem foco em Ciências e traz conteúdo voltado aos educadores de anos iniciais
Devido ao bom resultado da Secretaria de Educação e Cultura na capacitação realizada pela UFABC (Universidade Federal do ABC), com o nome “Caminhando pelo ensino de ciências”, no ano passado, a instituição de ensino superior decidiu ampliar a parceria com o município e reservou número maior de vagas para a formação dos educadores da Estância. Reunião para debater os pontos do convênio ocorreu nesta quarta-feira (13) no campus da faculdade, em Santo André.
Ao todo, mais de 200 vagas serão reservadas aos professores que atuam na rede municipal e que poderão ter acesso a conteúdos específicos que serão usados em sala de aula ou até fora da escola, junto dos estudantes. A capacitação terá três módulos: Experimentação em Ciência – Matéria e Energia; Experimentação em Ciências – Terra e Universo e Experimentação em Ciência – Vida e Evolução. O curso também prevê cerificação dos educadores.
Com o nome “Práticas Pedagógicas em Educação Científica nos anos iniciais”, as atividades deste ano preveem diversos conteúdos que fogem ao comum das maneiras que são abordadas na sala de aula. O professor poderá ensinar o tema proposto por meio de metodologias ativas e vivências de campo, por exemplo.
Para a professora de Ciências e coordenadora da licenciatura de Ciências Naturais e Exatas da UFABC, Maria Helena Altarugio, a parceria entre escola e universidade acaba por beneficiar todos seus participantes, de professores aos estudantes. “É muito importante essa aproximação entre universidade e escola. Estamos construindo juntos projetos que beneficiam os educadores e os alunos. E isso é bom pois nós, como universidade, receberemos isso de volta”, declarou Maria Helena.
Durante o ano passado, e em atuação pioneira em toda região do ABC, a Prefeitura de Ribeirão Pires participou da formação da UFABC, com 30, educadores. O foco principal também era a capacitação de profissionais que atuavam no Ensino Fundamental I.
Os conteúdos das aulas, durante o ano de 2023, incluíam temáticas como ensino investigativo, experimentação, visita de campo e psicodrama. Abordagens pedagógicas adequadas, recursos educacionais criativos e o estímulo ao pensamento criativo também serão tratados no curso. A ideia é levar os alunos em atividades fora de sala de aula, como já ocorreu em espaços abertos da cidade, como o Parque Oriental.
Reunião para tratar da parceria e de sua ampliação foi realizada na UFABC, em Santo André, nesta quarta-feira (13)