Na semana passada representantes da Prefeitura de Ribeirão Pires participaram de reunião do Comitê Gestor do Instituto Ayrton Senna com o objetivo de avaliar, traçar estratégias e ampliar o Programa de Gestão da Política pela Alfabetização disponibilizado desde agosto deste ano pelo Instituto em nove escolas da rede municipal da cidade.
O encontrou contou com a presença da secretária de Educação, Inclusão, Cultura e Tecnologia da cidade, Flávia Banwart, da secretária de Finanças, Antonia Constâncio, da agente técnica do Instituto Ayrton Senna, Teresa Jussara Luporini e das orientadoras do Núcleo Pedagógico.
A reunião avaliou os resultados já obtidos e discutiu a ampliação dos atendimentos. Atualmente, 515 alunos do 3º ano do Ensino Fundamental estão inseridos no Programa. Para 2018, a meta é contemplar os estudantes dos 1º e 2º anos do Ensino Fundamental, totalizando cerca de 1500 alunos atendidos.
Ribeirão Pires é a única cidade do Grande ABC que implantou na rede municipal parceria com o Instituto Ayrton Senna. Sem gerar custos para a cidade, o programa tem proposta inovadora de levar para as redes públicas de ensino, por meio de formação dos profissionais da rede, o conceito de alfabetização integral. Essa gestão permite diagnosticar e identificar as dificuldades das redes de ensino e desenvolver ações de superação, abrindo caminhos para o sucesso do aluno, que deve estar no centro do processo.
Após a reunião, os representantes da Secretaria de Educação, Inclusão, Cultura e Tecnologia do município visitaram algumas unidades escolares que são contempladas com o Programa. Para a agente técnica do Instituto, Teresa Jussara Luporini, Ribeirão Pires tem alcançado bons resultados nesse primeiro momento. “Um ponto fundamental é o trabalho de composição junto com a equipe da Secretaria de Educação. Temos abertura bastante positiva de realizar trabalho de parceria. Observamos muita composição para acontecer bons resultados dentro das escolas”, disse.
Para a secretária municipal de Educação, Inclusão, Cultura e Tecnologia, Flávia Banwart, a formação continuada é um dos mecanismos para os avanços na qualidade de ensino. “Com o apoio do Instituto Ayrton Senna, os gestores escolares se tornam multiplicadores de conhecimento. Para 2018, vamos triplicar o número de alunos atendidos e os resultados serão ainda mais expressivos, refletindo no grau de proficiência dos nossos alunos”, explicou Flávia.