Educação de Ribeirão Pires discute ampliação do programa do Instituto Ayrton Senna

Na semana passada representantes da Prefeitura de Ribeirão Pires participaram de reunião do Comitê Gestor do Instituto Ayrton Senna com o objetivo de avaliar, traçar estratégias e ampliar o Programa de Gestão da Política pela Alfabetização disponibilizado desde agosto deste ano pelo Instituto em nove escolas da rede municipal da cidade.

Representantes da Secretaria e do Instituto Ayrton Senna fizeram reunião

O encontrou contou com a presença da secretária de Educação, Inclusão, Cultura e Tecnologia da cidade, Flávia Banwart, da secretária de Finanças, Antonia Constâncio, da agente técnica do Instituto Ayrton Senna, Teresa Jussara Luporini e das orientadoras do Núcleo Pedagógico.

A reunião avaliou os resultados já obtidos e discutiu a ampliação dos atendimentos. Atualmente, 515 alunos do 3º ano do Ensino Fundamental estão inseridos no Programa. Para 2018, a meta é contemplar os estudantes dos 1º e 2º anos do Ensino Fundamental, totalizando cerca de 1500 alunos atendidos.

Ribeirão Pires é a única cidade do Grande ABC que implantou na rede municipal parceria com o Instituto Ayrton Senna.  Sem gerar custos para a cidade, o programa tem proposta inovadora de levar para as redes públicas de ensino, por meio de formação dos profissionais da rede, o conceito de alfabetização integral. Essa gestão permite diagnosticar e identificar as dificuldades das redes de ensino e desenvolver ações de superação, abrindo caminhos para o sucesso do aluno, que deve estar no centro do processo.

Após a reunião, os representantes da Secretaria de Educação, Inclusão, Cultura e Tecnologia do município visitaram algumas unidades escolares que são contempladas com o Programa. Para a agente técnica do Instituto, Teresa Jussara Luporini, Ribeirão Pires tem alcançado bons resultados nesse primeiro momento. “Um ponto fundamental é o trabalho de composição junto com a equipe da Secretaria de Educação. Temos abertura bastante positiva de realizar trabalho de parceria. Observamos muita composição para acontecer bons resultados dentro das escolas”, disse.

Para a secretária municipal de Educação, Inclusão, Cultura e Tecnologia, Flávia Banwart, a formação continuada é um dos mecanismos para os avanços na qualidade de ensino. “Com o apoio do Instituto Ayrton Senna, os gestores escolares se tornam multiplicadores de conhecimento. Para 2018, vamos triplicar o número de alunos atendidos e os resultados serão ainda mais expressivos, refletindo no grau de proficiência dos nossos alunos”, explicou Flávia.

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