Educação de Ribeirão Pires apresenta APSE às escolas

Novo serviço de Apoio Psicossocial Escolar, que irá monitorar e atender possíveis casos de vulnerabilidade entre alunos, é reforço na volta às aulas

A Secretaria de Educação de Ribeirão Pires está promovendo reuniões de trabalho com diretores e coordenadores das escolas municipais para alinhar e orientar os Planos de Retomada Gradativa e Segura das aulas presenciais. Dentro das ações previstas está a implantação, na prática, do APSE – Apoio Psicossocial Escolar.

O novo serviço tem como objetivo analisar possíveis vulnerabilidades de alunos a serem trabalhadas por equipe especializada, formada por psicóloga, assistente social e pedagogas. A partir da identificação de alguma questão de dificuldade para o estudante, por exemplo, o APSE inicia a avaliação para os devidos encaminhamentos e ações, sempre seguindo diretrizes legais, como o ECA, e prezando pelo bem-estar e preservação da integridade da criança.

“Além de atendimentos individuais, mais pontuais, o APSE também atuará em ações mais abrangentes nas escolas com atividades de prevenção e conscientização sobre a saúde mental”, explicou Solange Bruni, psicóloga e uma das responsáveis pelo novo serviço da Secretaria Municipal de Educação.

“Este é mais um importante passo que estamos dando, principalmente na volta gradativa de atividades presenciais nas escolas. Muitos alunos e suas famílias foram impactados pela pandemia, em diferentes aspectos, como econômico ou até a perda de um ente querido. Por isso estaremos atentos, acompanhando de perto as crianças, para garantir que sejam bem acolhidas, que tenham boa adaptação e um melhor desenvolvimento pedagógico”, explicou a secretária de Educação de Ribeirão Pires, Rosi Ribeiro de Marco.

Os novos estagiários de serviços sociais e psicologia irão reforçar as ações do APSE dentro das unidades escolares. A equipe do novo serviço também está sendo apresentada aos diretores e coordenadores das escolas municipais.

Retomada segura – As equipes da Secretaria de Educação estão participando de treinamentos para a volta gradativa e segura de atividades presenciais, a partir de 2 de agosto. Neste primeiro momento, as unidades escolares vão receber alunos acima de 3 anos, do Maternal ao Fundamental II.

Todas as diretrizes e protocolos da retomada serão comunicados às famílias a partir da próxima semana.

Compartilhe

Comente

Leia também