Até esta sexta-feira (24), 1.818 alunos do 4º ao 9º ano do Ensino Fundamental participam da primeira avaliação diagnóstica do ano letivo
Estudantes do 4º ao 9º ano da rede municipal de Ribeirão Pires participam nesta semana da primeira etapa da sondagem do nível de conhecimento nas disciplinas de matemática e língua portuguesa. Até esta sexta-feira (24), 1.818 alunos realizam as atividades diagnósticas aplicadas pela Secretaria de Educação e Cultura para identificar possíveis fragilidades no aprendizado e traçar ações para melhorar o desempenho das turmas.
Três avaliações estão programadas para acontecer até novembro deste ano. Os questionários elaborados pela equipe de Orientação Educacional da Prefeitura são preparados de acordo com a faixa etária dos estudantes e utilizam os descritores – elementos que estabelecem quais são as habilidades esperadas para cada etapa de aprendizado – utilizados pelo Saeb (Sistema de Avaliação da Educação Básica) e que acompanham a BNCC (Base Nacional Comum Curricular).
A partir dos resultados, que serão tabulados e avaliados pela equipe escolar e pelos pedagogos da Secretaria de Educação e Cultura, será possível identificar quais são as dificuldades dos alunos e estabelecer novos planos de trabalho.
“Além das disciplinas base, que são matemática e língua portuguesa, as atividades integram outras áreas de conhecimento. O objetivo é avaliar possíveis fragilidades dos alunos e traçar novas ações para que o estudante desenvolva determinadas habilidades específicas necessárias para seu aprendizado”, explicou Maria Aparecida Almeida Silva, orientadora educacional da Prefeitura.
Representantes de associações de bairro e lideranças locais em reunião com a Secretaria de Assistência, Participação e Inclusão Social, Marisa Reinoso de Abreu