Educação de Ribeirão Pires amplia discussões sobre atuação das redes de ensino durante a pandemia

Conselho Municipal promoveu debate sobre desafios e medidas para reduzir o impacto do coronavírus sobre estudantes, profissionais e instituições de ensino

As medidas de combate ao coronavírus e ações para reduzir o impacto da pandemia na área educacional foram tema de encontro virtual promovido na noite da última quinta-feira, dia 18, pelo Conselho Municipal de Educação de Ribeirão Pires. A reunião, que teve participação de gestores da Prefeitura, membros do Conselho, sindicatos da categoria e representantes de escolas particulares, ampliou o diálogo e apontou demandas a serem deliberadas nos próximos dias.

A secretária de Educação Municipal, Rosi Ribeiro de Marco, acompanhou as discussões e esclareceu dúvidas, especialmente das unidades particulares de ensino em relação ao cronograma de retomada presencial das atividades. “Esse é um momento delicado em que priorizamos a saúde e a vida de estudantes e profissionais da Educação. Seguimos as orientações das autoridades de saúde e o município segue as diretrizes do Plano São Paulo. O cenário local da pandemia do coronavírus está sendo avaliado de forma permanente para a tomada de decisões”, explicou.

“Seguimos dialogando com toda a comunidade escolar e atores envolvidos na área na Educação para conhecer as demandas, dificuldades, avanços, para juntos encontrarmos caminhos para reduzir, ao máximo, os impactos do coronavírus. As preocupações em relação ao ensino são comuns a todos nós e não medimos esforços para buscar soluções”, disse a secretária.

Entre as ações adotadas pela Prefeitura está o empenho para a compra de mais doses da vacina contra o coronavírus para a imunização de profissionais da Educação – das redes pública a particular da cidade. Em janeiro, o município protocolou pedido de compra junto ao Instituto Butantan. Além disso, a Prefeitura aderiu neste mês ao “Consórcio Municipal Por Mais Vacinas Contra a COVID”, movimento liderado pela Frente Nacional dos Prefeitos que negocia a aquisição de imunizantes com laboratórios.

Para a rede municipal, medidas como o reforço do programa de ensino remoto e auxílio aos estudantes em maior vulnerabilidade social estão sendo tomadas desde o começo do ano. Escolas municipais estão sendo reformadas e preparadas para atender aos protocolos sanitários contra o coronavírus, dentro das ações de planejamento para a retomada segura, quando houver condições que garantam a integridade de alunos e profissionais.

Como resultado da reunião promovida pelo Conselho Municipal de Educação de Ribeirão Pires, novas medidas de apoio às unidades particulares serão avaliadas, entre as quais a criação de canal direto para auxílio às escolas sobre questões legais durante a pandemia e a busca de auxílio financeiro para as instituições.

Compartilhe

Comente

Leia também