Educação de Ribeirão Pires amplia diálogo com coordenadores escolares

Reuniões com orientadoras pedagógicas contribui no planejamento de ações do ensino remoto, troca de experiências e aperfeiçoamento do trabalho

A Secretaria de Educação de Ribeirão Pires dá sequência ao planejamento de ações para a retomada segura e gradativa das aulas na rede municipal. Nessa semana, coordenadores das 33 escolas, desde o Infantil até o Fundamental 2, participam de reuniões com a equipe de orientadoras pedagógicas da Prefeitura.

Durante as atividades, as coordenadoras das unidades escolares estão compartilhando experiências adquiridas com o ensino remoto, realizado desde o início da pandemia, em março de 2020. Além de ampliar o diálogo sobre desafios e avanços, as profissionais estão esclarecendo dúvidas e recebendo novas diretrizes de trabalho para este ano letivo.

Micaely Domingos, coordenadora da E.M. Prof. Antonio Lacerda Bacellar, Jd. Serrano, avalia positivamente as reuniões. “Essa é uma contribuição efetiva, pois temos que replanejar nossas ações de forma constante, conforme as mudanças (provocadas pela pandemia) vão acontecendo, e atender da melhor maneira possível nossos alunos”.

A profissional, que foi internada por coronavírus em 2020, considera fundamental o aperfeiçoamento constante neste cenário. “No início da pandemia os médicos não sabiam ao certo o que fazer, mas trabalharam para salvar vidas. Precisamos fazer isso na Educação. Não temos receita pronta, mas vamos nos dedicar para que nossas crianças possam aprender”, opinou.

Entre os temas centrais nas reuniões de planejamento estão: a elaboração do plano anual de ensino; modelo de atividades aplicadas no ensino remoto; importância da escuta ativa e observação cuidadosa das necessidades dos estudantes; e a troca de experiências sobre metodologias usadas para o aprendizado efetivo.

Nádia Ferreira Primon, responsável técnica pela equipe de orientadoras pedagógicas da rede, avalia a importância das reuniões de planejamento. “O cenário da Educação mudou muito e exigiu de todas nós a mudança de condutas. Estamos estimulando a reflexão sobre nosso trabalho. Não podemos esperar o cenário ideal. Precisamos atuar baseados em um planejamento funcional para o momento em que estamos, priorizando as necessidades de cada aluno”.

As atividades remotas na rede municipal de Ribeirão Pires começaram a ser retomadas nesta quarta-feira, dia 10. Até o final de fevereiro, professores realizarão o acolhimento dos estudantes, com objetivo de promover o fortalecimento de vínculos, trabalhando questões socioemocionais. Em março, o ensino remoto será reforçado por meio de plataforma online, que está sendo aperfeiçoada. O retorno gradativo de atividades presenciais está previsto para 5 de abril.

Compartilhe

Comente

Leia também