Prova realizada para alunos do 2º ano do Ensino Fundamental consiste na análise da capacidade de automaticidade na leitura
A Prefeitura de Ribeirão Pires, através da Secretaria de Educação e Cultura, realizou nesta segunda-feira (3) a avaliação de fluência leitora para alunos do 2º ano do Ensino Fundamental. Promovida pela Secretaria de Educação do Estado de São Paulo (Seduc-SP), a ação tem como objetivo conhecer as habilidades dos jovens em leitura precisa.
A partir de atividade com palavras, pseudopalavras e texto narrativo, educadores observam a evolução linguística, de oralidade, produção textual e escuta. Os critérios permitirão a verificação da capacidade dos alunos identificarem textos em cada etapa escolar.
“Todos os fatores avaliados buscam analisar o desempenho individual de cada aluno. A identificação de possíveis lacunas no processo de leitura e compreensão de textos serão diagnosticadas para a melhora da alfabetização”, observa Luzinaide Klen, orientadora educacional da Prefeitura.
Para a prova, os professores utilizaram o aplicativo exclusivo do CAEd (Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação) para gravar a leitura dos alunos em smartphones.
A prova realizada para alunos do 2º ano, avalia a habilidade dos jovens em leitura precisa