Educação da Estância promove o 1º Encontro Formativo do Programa Escola 2030

A finalidade é incentivar adequações nas instalações e a Educação para o desenvolvimento sustentável

A Secretaria de Educação e Cultura de Ribeirão Pires promoveu nesta quarta-feira, 19, na E.M. Palmira Antônio Pereira, o 1º Encontro Formativo do Programa Escola 2030, que visa incentivar as unidades de ensino a criarem e implementarem projetos sustentáveis, promovendo adequações nas instalações de acordo com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), da Organização das Nações Unidas.

Duas escolas da Estância vão promover projetos pilotos: a já citada EM Palmira Antônio Pereira e a EM Sebastião Vayego. Este primeiro encontro serviu para apresentar a proposta às professoras e fazer reflexões acerca de questões ambientais e dos ODS.

Parte do conteúdo apresentado foi baseado nas obras do indígena, ambientalista, filósofo e escritor, Aílton Krenak, que destaca em um de seus pensamentos: “A grande diferença que existe do pensamento dos índios e do pensamento dos brancos, é que, os brancos acham que o ambiente é recurso natural, como se fosse um grande almoxarifado onde você vai e tira as coisas, e continua tirando, sem pensar nas consequências ambientais”.

Para a Orientadora Educacional, Tatiane Ribeiro, “O sentimento de pertencimento à natureza e a responsabilidade com os cuidados com o meio devem ser incentivados desde a infância, através de uma parceria entre escola e família”, observou.

Conhecendo a Natureza do bairro onde moro

Professores da Rede Municipal de Ensino discutem práticas sobre a Natureza para aplicarem em sala de aula

Atividade Pedagógica “Caixa da Natureza”

Compartilhe

Comente

Leia também