A Secretaria de Educação e Inclusão promove com as escolas da rede de ensino municipal de Ribeirão Pires um trabalho de Educação Ambiental que teve início em 2009 e será novamente difundido durante 2011, por meio de diversas ações e programas ecológicos com os alunos. De acordo com a Lei Municipal nº 5303, o Programa de Educação Ambiental amplia a promoção de ações que visem a formação da consciência ecológica dos estudantes.
Diversos projetos aconteceram nas escolas tendo como meta atingir essa conscientização. Entre eles alguns se destacam: Projeto Reciclagem, cujo objetivo foi mostrar aos alunos a importância da reutilização de determinados materiais, envolvendo a comunidade na arrecadação de lixo reciclável. Os professores puderam desenvolver trabalhos em sala de aula com materiais recicláveis, confeccionando diversos objetos, inclusive brinquedos.
Outro projeto rico em aprendizagem foi realizado na Escola Municipal Professor Sebastião Vayego de Carvalho, onde uma horta foi cultivada com a ajuda de todos os alunos. Eles puderam participar de todas as etapas do cultivo e aprenderam, brincando, a importância de uma alimentação saudável.
Para este ano o tema central do trabalho de Educação Ambiental abordado nas escolas será a boa utilização da água e o desdobramento de diversas questões que já foram iniciadas ao longo de outros anos.
Além do trabalho pedagógico realizado nas salas de aula, onde o tema Meio Ambiente é abordado em diversas disciplinas, a Secretaria de Educação e Inclusão entregará 10 mil sacolas ecológicas aos alunos. Eles também receberão squeezes, para aprenderem sobre como economizar água.
“Nosso objetivo é fazer com que o uso consciente da água e dos recursos naturais se torne um hábito para os alunos. E que eles possam levar isso para dentro de casa, dando o exemplo para os pais, para os irmãos e para toda a família”, afirma a secretária de Educação e Inclusão de Ribeirão Pires, Rosi Ribeiro de Marco.
Juntamente com as sacolas, cada aluno da Educação Infantil e Ensino fundamental I e II receberá também um kit escolar composto de diversos materiais escolares, como mochila, agenda, estojo, caderno, giz de cera, lápis, borracha, apontador, cola branca, squeeze, nécessaire, entre outros.
Já o kit de uniforme escolar terá calça, jaqueta, camiseta manga curta e camiseta manga longa, além de bolsa escolar. Os alunos começaram a retornar às aulas no início de fevereiro e a previsão é que até o final do mês todos tenham recebido os kits.