Economia criativa e respeito à diversidade marcaram agenda cultural no fim de semana

Eventos e festividades agitam o centro da Estância com shows, celebrações, artesanato e gastronomia

A programação cultural e de eventos de Ribeirão Pires no fim de semana foi marcada pelo estímulo à economia criativa e à sustentabilidade e pela promoção do respeito à diversidade. Por volta de sete mil pessoas prestigiaram, entre sábado e domingo, as atividades gratuitas promovidas no Paço Municipal e na Vila do Doce.

O 5° Festival da Diversidade de Ribeirão Pires, que celebrou e deu visibilidade para a população LGBTQIAPN+, trouxe neste ano os shows de Melody, Danny Bond, Mia Bad Girl, Aretuza Lovi, Dornelles e Alexya. “Estou muito feliz. É o 5° Festival e minha segunda vez participando dele. Estamos celebrando o respeito no final do mês do orgulho. Nós temos esse momento ‘pride’, onde tudo fica mais colorido, nossa arte é enaltecida, mas nós somos resistentes o ano todo, e a diversidade está aí o ano todo”, destacou a cantora e Drag Queen, Aretuza Lovi.

O evento, que contou ainda com distribuição de preservativos e testes rápidos de HIV, fechou o mês do orgulho LGBTQIAPN+ na cidade, que promoveu ações em apoio ao movimento, como a inauguração do Monumento à Diversidade e o mutirão de retificação de nomes.

Já no domingo, a Feira Mundo Novo reuniu DJ Vini Pimenta, a banda Gullivera e Curumim e Saulo no Paço Municipal. O evento trouxe expositores de toda a região do Grande ABC, com marcas autorais e produtos artesanais, visando o fomento da economia criativa na cidade.

“O evento é muito importante para marcas artesanais, porque movimenta a economia local, o que é muito importante para nós que trabalhamos com produtos feitos à mão. Geralmente esse tipo de trabalho traz muita ancestralidade, da cultura local, então é realmente uma coisa que temos que valorizar e é o que estamos fazendo hoje nesse evento” comenta Gabriela Alves, empreendedora da Terra Céu Azul que participou da Feira.

Com 20 expositores, o evento também contou com food trucks e atrações infantis, como Liporoni’s Circus, que ofereceu oficina de circo gratuita, e a Caravana Lúdica, com jogos de tabuleiros e brincadeiras.

O 5° Festival da Diversidade aconteceu no último sábado (01), no Palco da Vila do Doce.

Compartilhe

Comente

Leia também