O presidente do PC do B (Partido Comunista do Brasil) de Ribeirão Pires, Donizete de Freitas, o Doni, concedeu entrevista ao Mais Notícias afirmando que o partido está pronto para enfrentar as eleições municipais de 2012, inclusive podendo lançar candidato próprio ao Paço Municipal. Doni também comenta sobre a organização do PC do B, enfatiza a atuação dos militantes e comemora o crescimento da legenda na política local. “Estamos de olho no Brasil, mas com os dois pés em Ribeirão”, disse ele.
Mais Notícias – Como o PC do B (Partido Comunista do Brasil) está estruturado em Ribeirão Pires?
Doni – Inicialmente gostaria de cumprimentar a todos os leitores, agradecendo pela oportunidade de novamente estar nas páginas deste importante jornal para expor as ideias dos comunistas que atuam no PC do B local. Nosso partido está organizado na cidade desde meados dos anos 80, sempre contou com uma direção sólida e organizada, que o dirige a partir das metas retiradas nas Conferências Municipais, com a participação do coletivo partidário.
Mais Notícias – Qual o trabalho a ser feito para as eleições de 2012?
Doni – Nossa meta é aumentar cada vez mais a influência dos comunistas nos rumos da cidade. O partido conta com militantes capacitados e respeitados pelo povo, que conhecem bem a realidade da cidade; neste sentido, nos preparamos para ter chapa ampla de candidatos para a disputa eleitoral de 2012.
Mais Notícias – Qual tem sido a atuação do PC do B no município?
Doni – O PC do B é o partido que acredita e luta para transformar a sociedade brasileira como um todo, e sabe que isso se faz na luta cotidiana, com os pés na realidade, sempre digo, estamos de olho no Brasil, mas com os dois pés em Ribeirão. O partido se organiza de baixo para cima, procurando ir onde o povo está, com a comunidade nas Sabs, com os operários nas fabricas, com a juventude nos movimentos culturais e estudantis, e no apoio a luta pela emancipação das mulheres.
Mais Notícias – O partido pretende lançar candidato ao Paço ou fazer coligação com outra legenda?
Doni – Consideramos que, para colocar em prática tudo que acreditamos, é imprescindível obter a conquista do poder, sendo assim, nunca deixaremos de ter este objetivo como meta.
Mais Notícias – E vereadores. Já existem nomes para concorrer?
Doni – Claro, temos sim, já não é de hoje que achamos importante disputar as eleições proporcionais com chapa própria, e estamos incentivando nossos militantes a colocarem seus nomes para disputar as eleições de vereador, mas ainda temos espaço a novas filiações, pois verificamos que existem no meio da nossa população inúmeros cidadãos de bem, donos de novas ideias e de bom caráter, cuja preocupação é o bem comum. Estes precisam e devem entrar para a luta política, e é para isso que o PC do B existe, para utilizar a política como instrumento de desenvolvimento social.
Mais Notícias – O que está sendo feito para fortalecer as fileiras do partido?
Doni – Como disse, o PC do B é um partido do povo, estamos atentos e preocupados na organização do movimento social e dos setores vivos da nossa cidade, procuramos nos apresentar como opção política, com um partido sólido, independente e respeitado, possuidor de um grande legado político. Todo filiado é orientado a atuar nestes movimentos, para fortalecê-los e assim contribuir para o aumento de nossas fileiras. Quero aproveitar para convidar a todos os amigos do partido para comemorar conosco os nossos 89 anos de fundação, que será neste mês de março.
Mais Notícias – Como o senhor avalia o momento político de Ribeirão Pires?
Doni – Penso que, como em todo país, nossa cidade vive um momento de grandes mudanças, isto é muito bom, apesar da aparente indefinição os setores políticos se agitam objetivando as eleições futuras. Os comunistas têm participação no Governo Municipal atual através da Secretária de Política Comunitária e Institucional, e procuramos sempre atuar em defesa dos interesses da maioria da população. As ações são voltadas para o fortalecimento dos vários Conselhos Municipais, do Movimento Comunitário, através das Sabs, do apoio ao movimento estudantil, da juventude e das mulheres, na discussão de uma cidade acessível a todos, na defesa das pessoas com deficiência e em breve, em parceria com o Ministério dos Esportes, implantaremos na cidade o Programa 2 Tempos, que beneficiará 800 jovens de oito bairros da cidade. Nosso balanço do governo atual é positivo, sendo assim, no futuro, agiremos para que essas ações tenham avanços e continuidade.