O Ribeirão Pires F.C está de volta. Essa é a frase que muitos têm dito pela cidade após notar que o clube está trabalhando para retomar sua relevância na cidade, colocada em xeque após anos de “baixa”.
Puxando na memória, o clube ganhou reconhecimento nacional nos anos 90, quando montou um dos mais fortes times de Futebol de Salão do país e chegou a contar com cerca de 5 mil sócios ativos. O tempo passou, os sócios deixaram a casa e a agremiação passou a perder relevância.
Hoje, com um novo trabalho de diretoria, comandada pelo presidente Edivaldo dos Santos, o clube mostra sinais de modernidade e adaptação aos novos tempos como a presença de mulheres, fato que era refutado até recentemente. Como exemplo, temos a vice, Flávia Regina Coelho cotada até para a sucessão presidencial. O próprio Futsal está sob o comando de Vera Lucia Mendonça e o Marketing, grande novidade do clube, sob o comando de Márcia Rohm. “Nos últimos anos, temos nos esforçado para recuperar o maior patrimônio do clube, que é seu sócio. Aumentamos nosso quadro social para 2000 associados pagantes”, disse o presidente, ressaltando o aumento de 60% no quadro entre 2011 e 2012, algo que vem ajudando o clube a honrar seus compromissos: “não basta só trazer mais associados, mas também mantê-los”. Mais do que isso, aumentou o movimento, já que todas as modalidades estão lotadas. “A nossa aula de Pilates, por exemplo, é alta e não há mais vagas”, completa. Além das modalidades, há diversos serviços, como a recém-implantada rede de Internet interna WiFi (sem fios), cabelereiros e as lanchonetes para uso dos sócios.
Atividades – A diretora de marketing ressaltou as atividades para 2013: “além do baile de Carnaval, teremos também uma série de atividades todos os meses”, explicou, antes de elencar um extenso calendário de atividades que, de fato, trará mais vida ao clube, começando por apresentações no Salão Nobre, passando por mais investimentos na parte social, como eventos diversos e indo até a planos ousados, como shows grandes.
A diretora explicou que o clube tem muitos recursos, mas que o sócio ainda desconhece. “A ideia é divulgar para o próprio sócio o que o clube tem”, completa. Ela pretende usar as ferramentas disponíveis, como o site, por exemplo. “Marketing nada mais é do que vender o produto, que é como eu vejo o clube hoje. Para ter um produto bom, tenho que deixar o clube com uma nova cara em 2013 e é isso o que estamos procurando fazer”, explicou Marcia.
Em uma cidade hoje carente de atrações, ver a retomada do Ribeirão Pires FC é algo extremamente positivo. A entidade é de extrema relevância para a cidade e forte, fará com a cidade também cresça.