Dia Mundial de combate à tuberculose movimenta Ribeirão Pires

Município participa de webinar com o Estado; USF Vila Sueli promove palestra de conscientização

Hoje, 24 de março, é celebrado o dia mundial de combate à tuberculose. A cidade de Ribeirão Pires teve uma manhã movimentada para promover a conscientização da população sobre a doença, com a realização de uma palestra e participação de um webinar promovido pelo governo do Estado de São Paulo.

A palestra aconteceu na USF (Unidade de Saúde da Família) da Vila Sueli e foi comandada pelo enfermeiro Gilberto Ribeiro de Jesus, que elucidou as dúvidas da população acerca do tema. “A tuberculose é uma doença transmissível que afeta os pulmões e é transmitida de pessoa para pessoa, ao espirrar ou tossir. E o tratamento longo, de no mínimo seis meses, sem interrupções Então, se a pessoa estiver com tosse há mais de duas semanas, febre no final da tarde, emagrecimento, deve procurar a Unidade de Saúde mais próxima para a realização de exames”, explicou.

Já o webinar, promovido pela Secretaria de Saúde do Estado, de forma online, contou com a participação de Nanci Garrido, coordenadora do Serviço de Atenção Especializada (SAE) e Silvia Altafim, psicóloga, que representaram a cidade de Ribeirão Pires. “Nosso município está empenhado na busca por casos de tuberculoses e os eventos promovidos pela secretaria de Estado nos permite ter uma amplitude de conhecimento, que envolve também como os outros municípios estão atuando na questão da doença”, comentou Nanci.

Busca ativa vai até o dia 29 – Ribeirão Pires está realizando a busca ativa por casos de tuberculose, que vai até o próximo dia 29 de março. As pessoas que apresentem tosse há mais de duas semanas, febre no final da tarde, suor noturno e emagrecimento, devem procurar o SAE (Av. Francisco Monteiro, 205), ou a Unidade de Saúde mais próxima, de segunda à sexta-feira, das 7h às 17h, para avaliação e realização de exames.

Evento teve participação da população

Compartilhe

Comente

Leia também