Descubra qual é o menor animal do mundo

Poucas coisas são tão diversas quanto o reino animal. Se analisarmos as espécies, vamos logo notar que cada uma possui características próprias, que a fazem única e especial. Essa variedade acaba estimulando os fãs da natureza a buscarem curiosidades como qual é o menor animal do mundo.

Qual o menor animal do mundo e onde vive?

Como dissemos na abertura, os animais são diversos e, por isso, são divididos em categorias para facilitar o estudo sobre eles. Entre as classificações estão os vertebrados e os invertebrados, ou seja, aqueles bichos que possuem coluna vertebral e os que não possuem, respectivamente.

Dessa forma, fica muito difícil determinar o menor animal entre os existentes no planeta. Por isso, hoje vamos destacar o menor animal do mundo que faz parte do grupo dos vertebrados que mamam, ou os mamíferos.

menor mamífero do mundo é o musaranho-pigmeu. O máximo que ele pode medir são 52 milímetros — sim, milímetros! — de comprimento e uma cauda de 30 milímetros.  Consegue imaginar a vida desse pequenino no mundo selvagem? Deve ser uma aventura diária, não é mesmo?

É encontrado nas florestas, vales e campos da Europa mediterrânea e África, e adora lugares úmidos. No entanto, fica especificamente atrás de pedras, dentro de tocas ou debaixo de raízes das árvores, tudo isso para se proteger dos predadores.

Mas não pense que ser minúsculo o torna um animal completamente indefeso. Uma tática de sobrevivência é a capacidade de expelir um cheiro forte ao ser ameaçado. Não tem um carnívoro que permaneça próximo a ele, depois de ter essa desagradável experiência.

Embora pequeno, seu comportamento é agressivo e costuma ter muita coragem, principalmente quando sai à noite para caçar. É o terror dos insetos, vermes, larvas e aranhas!

Por falar em se alimentar, uma característica marcante do menor animal do mundo entre os mamíferos é comer de uma vez só uma quantidade maior que o seu peso. Isso porque o musaranho-pigmeu não consegue se manter vivo ao ficar sem comer por mais de 10 horas.

Conheça os 5 menores animais do mundo

Confira a seguir cinco animais que chamam atenção por seu tamanho reduzido. O musaranho-pigmeu pode ser o menor mamífero, porém outras classes também possuem representantes tão encantadores quanto. Veja abaixo.

1 – Camaleão Brookesia micra 

É considerado o menor réptil do mundo. Na fase adulta, mede um pouco mais de 2 centímetros. Foi descoberto em Madagascar, a quarta maior ilha do mundo localizada na África.

2 – Colibri-abelha-cubano

O colibri-abelha-cubano é o menor pássaro do mundo, medindo apenas cinco centímetros. Suas asas batem 80 vezes por segundo, mostrando que tamanho não é um fator limitador. Ele pode ser encontrado em Cuba.

3 – Sapo-pulga 

Pelo nome já dá para imaginar o diâmetro deste anfíbio. Com apenas 10 milímetros, este surpreendente bichinho foi descoberto nas áreas protegidas da Mata Atlântica. Se alimenta de formigas e pequenas aranhas.

4 – Tartaruga de Padloper

Já pensou em uma tartaruga com apenas 10 centímetros  e pesando 120 gramas na fase adulta? Ela existe! É a tartaruga de Padloper, que vive na África do Sul. Não existe nenhuma outra tartaruga que supere o seu tamanho.

5 – Vaca Vechur

Esse é outro animal que surpreende pelo tamanho. Mesmo com apenas 1 metro de comprimento e 87 centímetros de altura, a Vaca Vechur se mantém firme e forte! Produz em média três litros de leite por dia.

Fonte Petz

Compartilhe

Comente

Leia também