O Mais Notícias continua com a série especial de reportagens sobre os 500 dias do mandato do prefeito Saulo Benevides (PMDB) na cidade de Ribeirão Pires. Nesta edição, conversamos com quem está à frente da Secretaria de Desenvolvimento Regional de Outro Fino, Julio Maria de Lima, o Julião. Ouro Fino é uma região importante para o Município, pois ela acolhe as bacias hidrográficas: Billings, Rio Taiaçupeba e o Rio Guaió. A missão de Julio Maria conectar diretamente a Prefeitura com a população local; tanto a sociedade civil, quanto as empresas localizadas em Ouro Fino.
“Nós estamos com o Saulo desde o início da campanha. Em 2013, no primeiro dia de mandato, a UPA só tinha uma hora de oxigênio para os pacientes, precisamos pegar emprestados de cidades vizinhas, às pressas, para ninguém morrer sem oxigênio. A cidade também estava sem dinheiro e salários atrasados. Conseguimos fechar 2013 e não podemos mais ficar reclamando da gestão passada, agora é nos organizar e desenvolver nossa gestão”, explica Julio sobre as mudanças, os desafios e os projetos que a Secretaria coloca em pauta no Município.
Desafios
A região de Ouro Fino é composta por uma grande área de chácaras, “o que faz com que os moradores do bairro tenham uma opinião dividida se deve ou não asfaltar algumas ruas”, a justificativa é de que alguns proprietários de chácaras preferem o ar do campo. “Alguns donos de chácaras moram em outras regiões e usam os locais para locação ou para uso próprio nos fins de semana”, explica Julio.
Outro impasse entre os moradores é que Ouro Fino seja transformado em um município independente de Ribeirão Pires, ou não. “É uma minoria de pessoas separatistas que desejam desunir Ouro Fino de Ribeirão. Nós temos que pensar juntos para melhorar a região”, afirma Julião mesmo dizendo que “Ouro Fino até produz mais do que os dois milhões de reais que são repassados pela Prefeitura para a Secretaria”.
Desenvolvimento sustentável
Uma das prioridades da Secretaria do Desenvolvimento de Ouro Fino é com o meio ambiente. “Neste momento, nossa prioridade é com o saneamento básico e a despoluição dos rios”, explica Julião e completa: “o meio ambiente é tão importante quanto o desenvolvimento. É preciso que não exista desequilíbrio entre estes dois fatores”.
Para que ocorra um desenvolvimento sustentável, Julio Maria adiantou que dentro dos próximos 30 dias o bairro terá um fiscal ambiental e um fiscal de obras instalados na localidade. “Isso é importante para a região, porque às vezes recebemos uma denúncia e nem sempre dá tempo de um fiscal sair do centro da cidade até o local que está ocorrendo a infração. Também, alguns fiscais não conhecem todo o território de Ouro Fino e acabam se perdendo”.
Com a chegada dos fiscais fixos em Ouro Fino, a Prefeitura de Ribeirão terá maior controle na fiscalização de irregularidades ambientais e habitacionais no bairro, colaborando para o desenvolvimento sustentável da região.
Estrutura e funções
A Secretaria que Julio comanda tem uma estrutura administrativa com finalidade, entre elas, de receber reclamações, denúncias, propostas e sugestões da população de Ouro Fino; programar e executar as atividades de manutenção corretiva de próprios municipais, realizar a lavagem e varrição de ruas e equipamentos públicos. “Ouro Fino tem uma demanda muito grande de limpeza de restos de árvores podadas, e nós recebemos esta demanda e executamos a coleta diariamente, isso por causa da participação da população, que é muito importante”, completa Julião.