Dentista de Ribeirão Pires esclarece como a alimentação interfere na vida útil do dente

Alimentação inadequada pode levar ao surgimento de cáries e problemas na gengiva

A alimentação é um dos fatores fundamentais para a saúde geral do indivíduo e isso inclui também os dentes. A dentista e diretora da saúde bucal de Ribeirão Pires, Márcia Itamoto, (Mia), esclarece alguns pontos dessa relação: Afinal, os alimentos que comemos interferem na vida útil dos nossos dentes ?

De acordo com a dentista, sim. “Existem alimentos que possuem importantes funções na higiene bucal. A maçã, por exemplo, é rica em fibras e, além de promover a limpeza, evita a formação de placas bacterianas. Outros alimentos também ajudam nessa composição, como o Kiwi e a cenoura”, explica Mia.

Por outro lado, há derivados que em excesso podem ser prejudiciais, neste caso o aconselhável é que seja consumido em pequenas quantidades. “São os famosos docinhos. Quem nunca foi numa festa e se esbaldou com brigadeiros e beijinhos?! Neste caso podemos até consumi-los, mas, não em excesso, porque se não for realizada a higienização adequada, em um futuro próximo a pessoa poderá desenvolver a cárie”, alerta.

Outra preocupação está relacionada aos problemas periodontais, que envolvem a gengiva. “O consumo de muitos alimentos ultraprocessados, como o salgadinho, são mais difíceis de se fazer a higienização correta. A limpeza não adequada formam placas bacterianas que com o tempo levam a formação de tártaro”, explica a dentista.

Por fim, a frequência da ingestão de alimentos e a escolha deles devem ser levadas em consideração. “São três fatores: O que comemos, como comemos, e como limpamos. Precisamos ter um alinhamento desses ideais para se ter uma saúde bucal adequada e todos os dentes até o final da vida”, finaliza Mia.

Compartilhe

Comente

Leia também