Capacitação faz parte das ações preventivas no período de fortes chuvas
Equipe da Defesa Civil da Prefeitura da Estância Turística de Ribeirão Pires participou do “Treinamento Intensivo Intersecretarias de Salvamento em Situações de Emergência causadas pelas fortes chuvas”, no último dia 11 de dezembro, no Parque Estoril, na cidade de São Bernardo do Campo.
Entre as técnicas e práticas abordadas estão o uso de EPI – Equipamento de Proteção Individual; cuidados com ruas alagadas; rumo e direção de bote inflável salva-vidas; socorro terrestre; uso da sacola de salvamento em situações de emergência; e procedimentos em situações de sinistro envolvendo vítimas ilhadas nas ruas e residências devido aos alagamentos.
No total, oito profissionais que atuam em salvamentos e situações de emergência em Ribeirão Pires participaram do curso ao lado de outros 52 profissionais.
“Nossos agentes são permanentemente treinados para realizar vistorias e orientações aos moradores, buscando minimizar os efeitos causados pelas tempestades da época mais quente do ano. Já estamos na Operação Verão Seguro, que segue até 15 de abril de 2020, podendo ser estendida conforme previsões climáticas”, explicou o coordenador da Defesa Civil de Ribeirão Pires, Cesar Eduardo Leite Theodoro.
O treinamento foi uma iniciativa da Defesa Civil de São Caetano do Sul, a pedido da Secretaria de Segurança do município, e ministrada por profissionais do 8º Grupamento do Corpo de Bombeiros do Estado de São Paulo, que atua na região do Grande ABC.
Operação Verão Seguro 2019/2020 – A Defesa Civil Municipal de Ribeirão Pires lançou no início de dezembro desse ano a Operação Verão Seguro (OVS), com o objetivo de prevenir e reduzir os danos causados no período de chuvas fortes – até 15 de abril de 2020 (Decreto Municipal nº 6.876/18).
A Operação estabelece conjunto de ações preventivas e procedimentos emergenciais a serem adotados pelo Poder Público Municipal e pela comunidade, promovendo a organização e preparação de órgãos públicos para o gerenciamento de emergência e situações de perigo aos cidadãos durante os meses com maior intensidade de chuvas.
Integrantes dos Núcleos Comunitários de Proteção e Defesa Civil (Nupdecs); do Jeep Clube de Ribeirão Pires; da Rádio Pérola da Serra; do Corpo de Bombeiros; voluntários e equipes das diversas secretarias da Prefeitura de Ribeirão Pires estão envolvidos nessa ação.
Munícipes que necessitem de atendimento de emergência devem entrar em contato com a Defesa Civil Municipal pelo telefone 199 ou 4825-1830.