Defensoria Pública de São Paulo atrasa pagamentos de advogados do Convênio Carentes

Defensoria Pública do Estado de São Paulo falta com o pagamentos de honorários, dos meses de dezembro de 2015 e janeiro deste ano, para os advogados que fazem parte do Convenio ao atendimento de carentes.

Dr. Ricardo Rizk coordenador regional do ABC

Dr. Ricardo Rizk coordenador regional do ABC

Há 40 anos o Convênio de Defensoria aos Carentes é prestado pela OABSP (Ordem dos Advogados do Brasil), isto se dá pelo fato de que a Defensoria Pública do Estado de São Paulo não é autossuficiente e assim não consegue prestar esse serviço para a população carente (com renda até três salários mínimos).

De acordo com o coordenador regional da OAB-ABC, Ricardo Abou Rizk, “os advogados continuam trabalhando mesmo com a falta de pagamento”, e continua: “fomos pegos de surpresa”.

A OABSP atende em 21 regiões do Estado de São Paulo, mas alega que, apesar da existência de verba para os pagamentos de acordo com a lei federal 21.527/11, a Defensoria do Estado está com os cofres zerados. “O presidente da OAB, Dr. Marcos da Costa, entrou com o bloqueio judicial para pagar os advogados, entre outras medidas mais drásticas que irá tomar nesta situação”, explicou Ricardo.

Segundo Ricardo Abou, o atendimento na região continua normalizado. “Os advogados continuam prestando o serviço apesar de insatisfeitos com a falta de pagamento”, e afirma que a OAB não mede esforços para que a situação seja resolvida.

 

Compartilhe

Comente

Leia também