Dedicada à Clarice Lispector FLIRP 2023 reuniu 15 mil visitantes

Mesmo sob chuva forte no domingo (29), Feira Literária de Ribeirão Pires atraiu apaixonados pela arte; destaque da noite, Beth Goulart encerrou evento

As ruas centrais de Ribeirão Pires foram, neste fim de semana, ponto de encontro para os apaixonados por livros e pela diversidade de expressões da arte, durante a FLIRP 2023 – Feira Literária da cidade. Neste sábado e domingo, dias 28 e 29, 15 mil pessoas prestigiaram a programação cultural construída a partir da obra e do legado de Clarice Lispector, uma das mais renomadas escritoras brasileiras.

Mais de 30 editoras expuseram títulos – da literatura infantil aos romances e biografias – com descontos especiais ao público. Onze mesas de debates com autores e convidados deram espaço ao diálogo e à reflexão sobre o trabalho de Clarice Lispector e as contribuições de sua escrita para a cultura nacional. O evento também apresentou aos leitores novidades do cenário literário, com o lançamento de 17 livros.

Neste domingo (29), a escritora e atriz Beth Goulart foi atração de destaque e fechou a série de mesas de debate trazendo aos visitantes sua experiência em “Simplesmente Eu, Clarice Lispector”, peça teatral que escreveu, protagonizou e que lhe rendeu prêmios. “Clarice foi fundamental na minha formação. Foi a primeira grande autora que eu tive a sensação que olhava dentro de mim. Ela mexeu tanto comigo. A sensação que eu tive é que só ela me conhecia. Só ela conhecia o que eu estava vivendo naquele momento”, revelou Beth Goulart.

A escritora falou, ainda, sobre a homenagem à Clarice Lispector na FLIRP 2023. “Uma feira literária faz com que autores com a dimensão de Clarice – afinal ela é uma das autoras mais importantes da língua brasileira – chegue próximo das pessoas. Chegue perto do estudante, por exemplo. E isso é fundamental para você abrir a cabecinha do jovem para a importância da literatura na sua vida”, destacou.

Nos dois dias, os estantes ocupados pelas editoras foram envolvidos por movimentos em celebração à cultura. A EMARP – Escola Municipal de Artes trouxe, com orientadores e alunos, apresentações musicais, de dança, teatro, artes plásticas e audiovisuais. A Secretaria de Educação também deu protagonismo as estudantes da rede municipal trazendo ao CHL (Centro Histórico e Literário) a exposição ‘Universos de Clarice’. Oficinas e atividades lúdicas também foram preparadas pelas equipes de orientação educacional da Prefeitura.

“Ribeirão Pires vem se consolidando com a cidade da cultura, do esporte, da criatividade, da sustentabilidade. A FLIRP coloca em posição de destaque a literatura, e possibilita que o livro chegue ao grande público como um tipo de arte que deve ser e estar mais acessível. As atividades realizadas aqui deixam uma sementinha, especialmente para a criançada. Estamos construindo um futuro de melhores oportunidades, e isso passa pela cultura”, enfatizou o prefeito Guto Volpi.

A FLIRP 2023 recebeu atrações especiais, como o Espaço SESC. Feira de adoção de cães e gatos, apresentação de grupos parceiros, como o Coral do CRI (Centro de Referência do Idoso) e de escolas da cidade movimentaram a Feira.

Primeiro dia do evento – No (28), a FLIRP 2023 teve abertura oficial marcada pela assinatura de termo de cidades-irmãs entre Chechelnyk, Ucrânia, de onde Clarice Lispector é natural, e Ribeirão Pires. O prefeito Guto Volpi, acompanhado de comitiva de representantes do país ucraniano, celebraram a amizade entre os municípios com a troca de presentes – obras de arte que valorizam a cultura de cada uma das cidades.

Passaram pelas mesas de debate grandes nomes da literatura nacional, entre os quais Itamar Vieira Júnior.

Destaque na programação deste domingo (29), escritora e atriz Beth Goulart falou sobre sua relação e história com Clarice Lispector

Mais de 15 mil pessoas passaram pelas ruas centrais de Ribeirão Pires neste fim de semana durante a FLIRP 2023

Editoras e autores independentes apresentaram títulos com descontos; Feira Literária foi espaço para 17 lançamentos literários

CHL (Centro Histórico e Literário da cidade) sediou exposição ‘Universos de Clarice’, com trabalhos de estudantes e educadores da rede municipal

EMARP – Escola Municipal de Artes – marcou presença na FLIRP 2023 com intervenções musicais, de dança, teatro, artes plásticas e audiovisual

Compartilhe

Comente

Leia também