Da Yoga ao Curso de Smartphone: um mundo de atividades no CRI da Estância

Instituição conta com, aproximadamente, 500 idosos matriculados em diversas atividades

Monotonia não faz parte da rotina do Centro de Referência do Idoso (CRI), localizado à Rua Alferes Botacin, 171 – Centro Alto, em Ribeirão Pires. Contando com, aproximadamente, 500 idosos – com idades entre 50 e 80 anos – matriculados em atividades físicas (ginástica, yoga, alongamento), culturais (dança de salão e cigana, violão, teatro, cantoterapia e coral), de lazer e manuais (dominó, artesanato em geral, patchwork, pintura em tecido, bordado, tricô e crochê); atendimento psicossocial (treino cognitivo) e de inclusão digital (informática e smartphone).

José Tibúrcio Sobrinho, 77 anos, frequenta a aula de Smartphone desde antes da pandemia. “[O celular] é um mal necessário. Tudo acontece no virtual hoje em dia, banco, e-mail, é tudo online. Se você não sabe mexer no celular, acaba ficando pra trás. Não nasci sabendo. Se não tivesse alguém como a Simone [professora] para ensinar a gente, não ia me adaptar. As aulas já me ajudaram muito, consegui acessar a fatura do banco pelo celular e pegar o código de barras. Uma facilidade!”, completou o aposentado.

Dentre as atividades promovidas pelo CRI também está a Cozinha da Vovó, lançada em 2015, com os quitutes da Maria Pedrina de Paula, conhecida carinhosamente como Vovó Pedrina. “Sempre trabalhei com comida, minha irmã tinha um buffet e foi lá que eu comecei. Mas também fiz curso auxiliar de Nutrição pelo Sesc”, completou a aposentada de 69 anos que, semanalmente, além da aula presencial, tem suas receitas compartilhadas no canal oficial do CRI no Youtube.

Prestando Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV), o CRI conta com repasses mensais efetuados pela Secretaria de Assistência, Participação e Inclusão Social no valor de R$ 22.783,86, assim como do Governo Estadual, no valor de R$ 7.277,40. “A atual gestão tem olhado com muito carinho para o CRI. O gestor de convênios, o Christian, que tem todo um histórico de trabalho com as entidades, sabem do nosso trabalho e reconhecem o valor do serviço prestado à comunidade”, enfatizou a atual presidente do CRI, Vera Lúcia Gonçalves Couto.

Uma das fontes de renda do CRI é o Bazar, que funciona nas dependências da instituição, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, com itens a preços populares. São roupas, brinquedos, sapatos, itens de decoração entre outros.

Além disso, antes da pandemia e da necessidade de isolamento, a instituição promovia eventos para a arrecadação de fundos a serem revertidos para o Centro. “São vários momentos em que conseguíamos reunir os idosos e suas famílias, como nos bailes do CRI, por exemplo. Ou então nos chás da tarde que promovíamos, mas que, ainda não foram retomados”, explicou Vera Lúcia.

Histórico – O Centro de Referência do Idoso de Ribeirão Pires é uma Organização Social sem fins lucrativos, fundado em 1999, visando à assistência ao idoso no que se refere ao desenvolvimento de atividades que promovam o bem-estar físico e psicossocial baseados nos princípios da legalidade, moralidade e equidade de gêneros.

Como Serviço de Convivência e Fortalecimentos de Vínculos, o CRI possui um caráter preventivo, pautado na defesa e afirmação de direitos e no desenvolvimento de capacidades dos usuários, fortalecendo as relações familiares e comunitárias, além de promover a integração e a troca de experiências entre os participantes, conforme preconizado pelo Sistema Único de Assistência Social e Estatuto do Idoso.

Dentre as atividades promovidas pelo CRI também está a Cozinha da Vovó, lançada em 2015, com os quitutes da Maria Pedrina de Paula, conhecida carinhosamente como Vovó Pedrina

Aula de Smartphone ajudou muitos os idosos no período de pandemia

Atividades físicas como ginástica, yoga e alongamento estão entre as opções ofertadas no CRI

Aulas de lazer e manuais trazem opções como artesanato em geral, patchwork entre outros

Atividades físicas como ginástica, yoga e alongamento estão entre as opções ofertadas no CRI

Compartilhe

Comente

Leia também