Atividades seguem em sistema online. Provas bimestrais, antes aplicadas no laboratório de informática do polo presencial, estão sendo disponibilizadas para realização em casa.
O distanciamento social, adotado como medida preventiva contra o coronavírus, não desanimou os estudantes matriculados do polo de Ribeirão Pires, da Universidade Virtual do Estado de São Paulo (Univesp).
A instituição segue com a proposta de educação à distância e conteúdos online. As provas bimestrais que antes da pandemia eram aplicadas no laboratório de informática do polo presencial instalado na Escola Municipal Engenheiro Carlos Rohm – Unidade I, estão sendo disponibilizadas para fazer em casa. Os estudantes também utilizam plataformas digitais para trocar informações sobre o “Projeto Integrador” que faz parte da matriz curricular dos cursos da Universidade.
Atualmente, a UNIVESP da cidade tem 220 alunos matriculados. Neste ano, 70 novos estudantes ingressaram no polo de Ribeirão Pires. Os cursos oferecidos são em duas áreas básicas: Licenciaturas em Letras, Matemática e Pedagogia e os voltados para o eixo de Computação (Engenharia de Computação; Bacharelado em Ciência de Dados; e Tecnologia em Informação).
A UNIVESP chegou em 2018 ao município graças à parceria entre o Governo do Estado de São Paulo e a Prefeitura, por meio da Secretaria de Educação. Em agosto de 2018, cerca de 200 alunos iniciaram os cursos de graduação à distância em Engenharia de Computação, Licenciatura em Matemática e Pedagogia.
“Mesmo com o isolamento social, essa oportunidade do Governo do Estado é de extrema importância para nossos jovens, que podem cursar uma faculdade gratuita com excelência de ensino”, explicou a secretária de Educação, Flávia Banwart.
Instituição – Criada em 2012 como Fundação, a Univesp é uma instituição de Ensino Superior mantida pelo Governo do Estado de São Paulo, e vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação, com credenciamento como universidade pelo Conselho Estadual de Educação e pelo MEC.