A maratona de vestibulares nem terminou e o Cursinho Popular Cultural de Ribeirão Pires já tem lista de aprovados. Desde o início desse ano, mais de 150 estudantes da rede pública da cidade tiveram a oportunidade de reforçar os estudos com as aulas gratuitas do curso pré-vestibular, realizado por alunos e ex-alunos da Universidade São Paulo – USP, em parceria com a Secretaria de Educação e Cultura do município.
Até o final de setembro, foram mais de 20 aprovados para cursos de enfermagem, direito, arquitetura, biomedicina, entre outros. O curso pré-vestibular engloba o conteúdo das disciplinas de humanas, exatas e biológicas, além de contar com plantões de dúvida e aulas práticas. Os alunos recebem o material didático gratuitamente. A dinâmica do curso e os métodos utilizados são aprovados pelos estudantes.
Durante o ano letivo, os alunos do Cursinho Popular Cultural, estudantes do 2º ou 3º ano do ensino médio, ou estudantes que já concluíram o ensino médio, de escolas públicas, participam de encenações de livros avaliados nos vestibulares, de aulas práticas de física, entre outras atividades.
Além disso, os alunos fazem simulados das provas do ENEM e da FUVEST.
Segundo o Coordenador Pedagógico do Curso Popular Cultural, Renato Marques, o cursinho prepara os estudantes da rede pública para as avaliações das melhores universidades. “Esse é um cursinho a altura dos outros. Buscamos ações que complementam o ensino público trazendo novas experiências para os alunos”, explica.
Inscrições do Curso Popular Cultural – Estudantes cursando o 2º ano do ensino médio na rede pública poderão se inscrever no cursinho pré-vestibular gratuito até o dia 1º de dezembro, na Secretaria de Educação e Cultura da Prefeitura, localizada à Avenida Brasil, 193, Jardim Itacolomy, das 9h às 12h e das 15h às 19h.
No ato da inscrição, deverão ser apresentados comprovante de residência em Ribeirão Pires, declaração de escolaridade e cópias do RG, histórico escolar, CPF e comprovante de renda. Alunos que ainda estiverem cursando o 2º ano do ensino médio também poderão participar do processo de seleção.