Por Renata Pelinson Adestro, Arquiteta
Comprar um terreno pode ser uma boa opção de investimento ou a possibilidade de construir sonhos “a casa própria”. Mas a compra errada de um terreno pode trazer dores de cabeça ou frustrações com o investimento previsto. Para auxiliar os futuros compradores, analisaremos alguns os itens necessários e fundamentais para um bom negocio.
Hoje para região de Ribeirão Pires e proximidades, por serem áreas de mananciais se é de extrema importância avaliar toda a documentação que envolve a futura aquisição, iniciando pela Matricula do Imóvel fornecido pelo Cartório de Imóveis, esta Matricula irá mostrar todo histórico do terreno, compras e vendas, antigos donos, se houve construções, demolições e outras averbações. Outro documento necessário e o de mais importância no ponto de vista de alguns é a Certidão de Uso do Solo fornecido pela Prefeitura Municipal da Estância Turística de Ribeirão Pires, para emissão deste será necessário cópias simples dos documentos pessoais do interessado, matricula do imóvel, contra capa do IPTU. A Certidão de Uso do Solo mostrará todos os índices e taxas permitidos para a construção, lembrando que esses índices variam de terreno para terreno devido sua proximidade com nascentes, rios, córregos ou áreas de conservação ambiental. Para esclarecimentos destes documentos, procure um profissional da área.
Infelizmente hoje em dia existem pessoas que acabam realizando um negocio mal sucedido por falta de instruções, se atraindo por um terreno ou imóvel com preço inferior em relação aos outros sem avaliar toda a documentação necessária. Fiquem atentos, avaliem o Custo X Beneficio e procurem um Arquiteto ou Engenheiro para esclarecimentos.