Dando sequência às pré-conferências municipais de assistência social, a Prefeitura da Estância Turística de Ribeirão Pires, por meio da Secretaria de Assistência, Participação e Inclusão Social (Sapis) realizou, na manhã desta quinta-feira (12), mais uma reunião, desta vez no Centro de Referência de Assistência Social do Jardim Caçula. Entre as demandas apontadas pelos usuários do equipamento, que possui, atualmente, 1814 famílias referenciadas, está a busca por ocupação para o tempo livre dos jovens da região.
As pré-conferências tem como tema “Assistência Social: Direito do Povo e Dever do Estado, com financiamento público, para enfrentar as desigualdades e garantir proteção social” com debate sobre cinco eixos: (1) A proteção social não-contributiva e o princípio da equidade como paradigma para gestão dos direitos socioassistenciais no enfrentamento das desigualdades; (2) Financiamento e orçamento como instrumento para uma gestão de compromissos e corresponsabilidades dos entes federativos para garantia dos direitos socioassistenciais; (3) Controle Social: o lugar da sociedade civil no SUAS e a importância da participação dos usuários; (4) Gestão e acesso às seguranças socioassistenciais e a articulação entre serviços, benefícios e transferência de renda como garantias de direitos socioassistenciais e proteção social e (5) Atuação do SUAS em situações de calamidade pública e emergências.
A Conferência Municipal acontecerá em 24 de agosto, na sede do Centro de Referência do Idoso – CRI (Rua Alferes Botacin, 171 – Centro Alto) e transmitida pela internet por canal que será divulgado posteriormente.
Agenda – Na sexta-feira, dia 13, a pré-conferência acontece, às 9h, no CRAS Ouro Fino, e às 14h, no CRAS Quarta Divisão. Podem participar da pré-conferência usuários do serviço (convidados) para manutenção do número reduzido de pessoas em respeito às normas sanitárias.
Segundo dia de pré-conferência de assistência social aconteceu no CRAS do Jardim Caçula que possui 1814 famílias referenciadas