A CPTM anunciou nesta terça (19), que encerrou as obras de manutenção para a recuperação dos equipamentos eletrônicos da Linha 10 Turquesa (Brás-Rio Grande da Serra), que foram danificados durante as chuvas que inundaram grande parte do ABC, no último dia 10 de março.
Uma força tarefa conseguiu retomar a operação dos trens em menos de 24 horas, na segunda-feira (11), mas devido a extensão dos danos causados nos sistemas de sinalização e energia, os trabalhos se estenderam até o último domingo (17), quando foram concluídos. Foram investidos cerca de R$ 3 milhões para recuperar mais de 350 dispositivos.
As inundações registradas em vários pontos das linhas provocaram danos à rede aérea, sistemas de alimentação elétrica, via permanente (trilhos), edificações, cinco trens e uma locomotiva. Por isso, ao longo de toda a semana passada, foi necessária a mobilização de cerca de 160 colaboradores da CPTM para recuperar os dispositivos de sinalização, energia e catracas, além da limpeza de diversos pontos dos trilhos, com remoção de entulhos.
A tempestade causou a queda de um poste que atingiu a rede aérea entre as estações Ipiranga e Tamanduateí. Também houve necessidade de escoamento e drenagem da água das chuvas nas regiões afetadas. Como a inundação danificou muitos equipamentos, para recuperá-los, foram adotadas inúmeras estratégias, permitindo a atuação dos técnicos e a circulação dos trens nos dias posteriores aos alagamentos.
A linha, que durante as obras esteve funcionando com maiores intervalos e maior tempo de parada, já está operando normalmente.