Coordenadoria de Mulheres atende 80 casos de violência no primeiro semestre

A Coordenadoria da Mulher, vinculada à Secretaria de Assistência, Participação e Inclusão Social (Sapis), que integra o Fluxo de Atendimento às Mulheres Vítimas de Violência, realizou 80 atendimentos no primeiro semestre deste ano, dos quais 25 são novas ocorrências. Entre os principais tipos de violência atendidos pela Coordenadoria neste período estão: doméstica/marital (82,5%); orientação de gênero (8,75%); intrafamiliar (5%) e sexual (3,75%).

As estatísticas apontam, também, que 78,75% dos casos de violência atendidos pela Coordenadoria da Mulher envolvem pessoas de 30 a 59 anos; seguido pelas faixas etárias de 18 a 29 anos (16,25%); acima de 60 anos (3,75%) e de 12 a 17 anos (1,25%). Outro dado importante diz respeito à região em que estas mulheres residem, sendo 48% dos casos atendidos pelo CRAS Centro; 24% pelo CRAS Ouro Fino; 18% pelo CRAS Quarta Divisão e 11% pelo CRAS Jardim Caçula.

“Os indicadores evidenciam a importância do trabalho da Coordenadoria de Mulheres, no que tange a inserção dessas mulheres nesse fluxo de atendimento para que tenham assegurados todos os seus direitos. Fazemos o acolhimento, acompanhamento e encaminhamento na rede, assegurando que, de fato, a mulher tenha os direitos garantidos”, explicou a psicóloga Vanessa Lopes Belli.
O Fluxo compreende rede de serviços em assistência social, saúde, educação, segurança, atendimento ao trabalhador (PAT) e o Conselho Tutelar – identificados como principais portas de entrada das demandas de diversos tipos, entre as quais violência física, psicológica, patrimonial, emocional e sexual.

“O fluxo de atendimento e a Coordenadoria da Mulher, juntos, permitem a efetivação dos direitos fundamentais das mulheres, proporcionando melhorias em suas condições de vida, com encaminhamentos para a rede de atendimento socioassistencial, de saúde e jurídico, e seu fortalecimento no enfrentamento às violências físicas, psicológicas, sexuais, patrimoniais, morais, obstétricas, institucionais e simbólicas”, completou o secretário de Assistência, Participação e Inclusão Social (Sapis), Leonardo Biazi.

Em proteção às mulheres em situação de violência, a Coordenadoria mantém atendimento pelo WhatsApp (11) 93058-7421 – recebendo, inclusive, ligações a cobrar. Atendimentos também podem ser feitos presencialmente na sede da Coordenadoria, na Rua Batista Lion, 108 – Centro, ou pelo telefone 4828-6434, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.

Coordenadoria da Mulher funciona na Rua Batista Lion, 108, no Centro de Ribeirão Pires

Compartilhe

Comente

Leia também