A Cooper Cambucy vem desempenhando um trabalho muito importante para o desenvolvimento, tanto do turismo, quanto da gastronomia de Rio Grande da Serra. Diariamente, a cooperativa recebe frutos dos cooperados, que são selecionados, esterilizados e processados. Parte vai para produção da cachaça, outra para a produção de geleia e polpa, e outros ainda são congelados.
Atualmente, a Cooper Cambucy participa de diversas feiras e eventos, como a Rota do Cambuci, um roteiro gastronômico que liga a cidade de São Paulo ao interior, passando por cidades onde há um trabalho em torno deste fruto.
A frente da cooperativa está Nancy Soares de Carvalho, responsável pelo desenvolvimento do setor na cidade. Ela explica que falta pouco para que a cooperativa receba uma certificação importante. “Estamos aguardando a liberação do Selo da Receita Federal para que finalmente nossa cachaça chegue ao comércio formal. Toda documentação já foi encaminhada aos órgãos competentes”, informa. O Selo é necessário porque é através dele que será calculado o valor do IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados). “A documentação restante já está toda regularizada” acrescenta Nancy.
A Cooper Cambucy incentiva a população da cidade o plantio desta espécie que, até pouco tempo, estava em risco de extinção. Através do cambuci, muitas pessoas passaram a conhecer Rio Grande da Serra. O interesse pela cidade atingiu inclusive universidades como a USP (Universidade de São Paulo), UNICAMP (Universidade de Campinas) e a Federal do Rio de Janeiro, que estavam em busca de um local para realizar pesquisas com o cambuci. Pesquisadores da UNICAMP visitam a Cooper Cambucy em abril com objetivo de conhecer a plantação da fruta e os produtos da cooperativa para estudos na universidade como parte da tese de doutorado de Milena Bagetti, sob orientação do professor Doutor Marcelo Prado.
O trabalho da cooperativa aumenta a geração de empregos e renda de moradores de Rio Grande da Serra.
O Festival Gastronômico do Cambuci em Rio Grande da Serra acontecerá nos dias 13, 14 e 15 de maio. Nancy prevê um evento interessante: “Podemos garantir que será uma festa muito bonita. Sabemos que, além do concurso de receitas, haverá também a eleição e coroação da Rainha do Cambuci e vários shows já estão programados”.
Assim, o trabalho desenvolvido por um grupo de pessoas que se interessaram em desenvolver uma atividade em torno do cambuci, fez com que Rio Grande da Serra desenvolvesse um trabalho de salvamento de uma espécie em extinção, o cambuci.